PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Centro de Hemodiálise já entrou em funcionamento – Veja o VÍDEO

4 Novembro, 2019 - 17:45

1268

0

PUB O novo Centro de Hemodiálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção já começou a receber os primeiros utentes. A Rádio Vale do Minho visitou o espaço esta segunda-feira. […]

PUB

O novo Centro de Hemodiálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção já começou a receber os primeiros utentes. A Rádio Vale do Minho visitou o espaço esta segunda-feira. Foi primeiro órgão de comunicação a fazê-lo após a entrada em funcionamento daquela unidade, na passada sexta-feira.

À altura da nossa visita estavam três utentes na sala destinada ao tratamento. “Isto é uma felicidade sobretudo para os utentes”, disse à Rádio Vale do Minho o Vice-Provedor da Santa Casa, Armindo Ponte. “Temos aqui hoje um utente que é natural de Monção e que, quando aqui chegou, disse-me que tinha uma «dupla alegria»: primeiro porque faz anos e em segundo porque estava aqui no dia de aniversário”, contou. “Ele sonhava há muitos anos com isto. Há imenso tempo que ele queria ver a hemodiálise em Monção. Hoje é certamente um dia de felicidade para ele e para nós que conseguimos pôr isto em funcionamento”.

Recorde-se que este centro esteve à espera mais de um ano pela formalização do acordo com o Serviço Nacional de Saúde. Foi inaugurado em julho do ano passado. Só no princípio do passado mês de outubro é que foi dado o passo que faltava para a entrada em funcionamento.

Com capacidade para tratar 96 utentes por semana, o novo centro apresenta 16 postos disponíveis e irá funcionar, numa primeira fase, três dias por semana. 

“Esta é uma unidade de primeira escolha em todos os aspetos”, considera o Diretor Clínico, Levi Guerra. “Desde os enfermeiros, passando pela parte médica, até às instalações em si que são de primeira qualidade”, enalteceu o responsável sublinhando também que este centro já fazia falta em Monção.

“Há aqui bastantes doentes e a deslocação a outros centros era difícil, com o trajeto que tinham de fazer”. Eram vários os que tinham de percorrer, ida e volta, cerca de 100 quilómetros para fazer os tratamentos. Os centros mais próximos estão situados em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca ou Viana do Castelo. “Estamos perante um benefício extraordinário”, concluiu Levi Guerra.

A ideia de um centro de hemodiálise em Monção, lembrou Armindo Ponte, partiu de José Pinheiro Gonçalves, antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monção. 

“Os primeiros documentos que aparecem na ARS Norte sobre esta matéria, datados de 2003, são assinados por este antigo Provedor que muito dignificou e engrandeceu a Santa Casa da Misericórdia de Monção”. “Todos os que lhe seguiram, não fizeram mais do que continuar a vontade dele. Portanto, ele é o grande pai que esteve na génese de todo este processo”. 

Falecido em 2007, aos 82 anos, José Pinheiro Gonçalves foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monção durante mais de 30 anos. Atualmente dá nome aos Centros Infantil e Escolar de Monção.

 

A Rádio Vale do Minho foi o primeiro órgão de comunicação a visitar a nova unidade em funcionamento – Veja o vídeo:

 

 

PUB

Últimas