PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Cambeses segue a apostar nos jovens e marca presença nas Jornadas da Eurorregião

21 Outubro, 2023 - 11:45

547

0

Jornadas de Juventude da Eurorregião Norte de Portugal-Galiza.

Uma comitiva da Junta de Freguesia de Cambeses, Monção, está em Chaves, distrito de Vila Real, onde marca presença nas Jornadas de Juventude da Eurorregião Norte de Portugal-Galiza.

 

A iniciativa, a cargo da Eurocidade Chaves/Verín, está a debruçar-se sobre a participação dos jovens no desenvolvimento e potencial das Eurorregiões em temas como inclusão, cultura, cooperação e formação e emprego jovem, analisando áreas estratégicas de intervenção das associações juvenis e dos jovens no quadro europeu e no espaço da Eurocidade 2030 Chaves-Vérin.

 

Com esta participação, Cambeses pretende “estabelecer os contactos e as relações institucionais junto dos organismos locais e regionais para muito em breve preparar um conjunto de projetos  e candidaturas em parceria a nível europeu”.

 

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

“Inclusão, cultura , formação, cooperação, turismo e emprego jovem são as áreas que pretendemos  ver discutidas no âmbito do potencial de desenvolvimento das eurorregioes. O foco está nos programas europeus de cooperação transfronteiriças como o Interrreg  Portugal-Espanha 21/27 e a participação e inclusão na rede de cooperação transfronteiriça”, explicou a Junta de Cambeses à Rádio Vale do Minho.

 

“Queremos iniciar rapidamente uma nova era de transformação na nossa freguesia. Mais focados na juventude, mais abertos a Europa, sendo reformadores e apostando em projetos e Programas de Revitalização de Aldeias, entrar na Estratégia Plurianual de Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço, participar na agenda cultural comum e reassumir o compromisso de corrigir assimetrias, de combater o isolamento das nossas populações e  alimentar dinâmicas de crescimento”, acrescentou.

 

“Esta jornada de cooperação dá o tiro de partida para uma abordagem muito forte da nossa freguesia e dos nossos jovens aos programas europeus e ao quadro comunitário Portugal 2030 que se aproximam. Entramos num tempo de grandes oportunidades a nível regional e europeu e é o momento certo para  reforçar as nossas parcerias e trabalharmos em cooperação”, sublinha a Junta de Freguesia.

 

De referir que estas jornadas contaram já com a presença da coordenadora dos programas europeus da Fundação Galiza Europa, Pilar del Oro.

 

Recorde-se que a presença da freguesia de Cambeses em Chaves acontece dias depois dos monçanenses terem estado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica, também a preparar novos projetos direcionados à juventude.

 

 

[Fotografia capa: cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas