PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Barbosa esteve na Cimeira – “Destaco a figura do trabalhador transfronteiriço”

10 Outubro, 2020 - 20:26

213

0

PUB O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, mostrou-se este sábado muito satisfeito após a Cimeira Luso-Espanhola realizada na cidade da Guarda. O autarca monçanense marcou presença na sessão […]

PUB

O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, mostrou-se este sábado muito satisfeito após a Cimeira Luso-Espanhola realizada na cidade da Guarda. O autarca monçanense marcou presença na sessão de encerramento e, no balanço final, destacou sobretudo a criação da “figura do trabalhador transfronteiriço, medida defendida pelas populações raianas desde há muito tempo”, sublinhou o autarca na sua página pessoal do facebook.

Recorde-se que foi apresentado nesta Cimeira o cartão de cidadão transfronteiriço, no sentido de facilitar a circulação aos trabalhadores de ambos os lados.

A estratégia irá abranger 1.551 freguesias, cerca de metade das freguesias portuguesas, e abarca uma área correspondente a 62% do território nacional, beneficiando diretamente mais de 1,6 milhões de portugueses e cinco milhões de habitantes dos dois lados da fronteira.

Durante a Cimeira, os chefes dos governos de Portugal e Espanha afastaram hoje a possibilidade de um novo encerramento das fronteiras, sublinhando a necessidade de mais responsabilidade individual no combate à pandemia COVID-19.

O primeiro-ministro português, António Costa, afirmou que não se justifica encerrar as fronteiras e defendeu, na conferência final da Cimeira Lusa-Espanhola, na Guarda, que atualmente o que se exige é “mais responsabilidade individual”.

“Não contemplamos em absoluto o fecho das fronteiras”, disse também o presidente do governo de Espanha, Pedro Sánchez, clarificando que as medidas que vierem a ser tomadas serão em conjunto com Portugal e os restantes estados membro da União Europeia.

 

[Fotografia: Município Guarda]

 

PUB

Últimas