PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Monção

Monção: Até japoneses vieram à Feira da Foda

19 Março, 2024 - 13:44

2188

0

Evento realizou-se no passado fim-de-semana.

A edição deste ano da Feira da Foda registou a presença de visitantes provenientes do… Japão.

 

A informação foi avançada esta terça-feira pela Junta de Freguesia de Pias, numa nota de agradecimento à comunidade.

 

“Recebemos, de braços abertos, visitas do Norte ao Sul de Portugal e de todo o mundo: Japão, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, França, porque para nós é um orgulho imenso preservar e divulgar a nossa história, gastronomia e tradição levando a Feira da Foda além fronteiras”, refere a Junta presidida por Gaspar Castro.

 

À vinda de visitantes do outro lado do planeta não estará alheia, e vale sempre referir, a vitória do filme Monção Deixa Marca (de Leonel Vieira), na edição do ano passado do Japan’s World’s Tourism Festival.

 

Recorde-se que, no final do evento, a Junta de Freguesia avançou imediatamente à Rádio Vale do Minho o número de cordeiros consumidos.

 

No total, foram vendidos durante a edição deste ano da Feira da Foda “cerca de 300 cordeiros”.

 

As cifras estão em linha com a edição do ano passado.

 

Quanto a visitantes, o Presidente daquela Junta, Gaspar Castro, sublinha que a feira desligou-se completamente desse campeonato.

 

“Poderão ter sido menos ou até mais que no ano passado. Estamos completamente afastados desse tipo de números. Nesta edição procurámos investir totalmente na qualidade do serviço, e não na quantidade”, frisou o autarca.

 

“Neste fim de semana reinou a alegria e a diversão e juntos, de braços no ar, gritamos: Viva a Foda, Viva Pias, Viva Monção! Vemo-nos em 2025”, conclui a Junta de Pias.

 

O evento, que chegou este ano à 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.

 

É uma feira inspirada no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 

[Fotografia: Feira da Foda]

Últimas