A edição deste ano da Feira da Foda registou a presença de visitantes provenientes do… Japão.
A informação foi avançada esta terça-feira pela Junta de Freguesia de Pias, numa nota de agradecimento à comunidade.
“Recebemos, de braços abertos, visitas do Norte ao Sul de Portugal e de todo o mundo: Japão, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, França, porque para nós é um orgulho imenso preservar e divulgar a nossa história, gastronomia e tradição levando a Feira da Foda além fronteiras”, refere a Junta presidida por Gaspar Castro.
À vinda de visitantes do outro lado do planeta não estará alheia, e vale sempre referir, a vitória do filme Monção Deixa Marca (de Leonel Vieira), na edição do ano passado do Japan’s World’s Tourism Festival.
Recorde-se que, no final do evento, a Junta de Freguesia avançou imediatamente à Rádio Vale do Minho o número de cordeiros consumidos.
No total, foram vendidos durante a edição deste ano da Feira da Foda “cerca de 300 cordeiros”.
As cifras estão em linha com a edição do ano passado.
Quanto a visitantes, o Presidente daquela Junta, Gaspar Castro, sublinha que a feira desligou-se completamente desse campeonato.
“Poderão ter sido menos ou até mais que no ano passado. Estamos completamente afastados desse tipo de números. Nesta edição procurámos investir totalmente na qualidade do serviço, e não na quantidade”, frisou o autarca.
“Neste fim de semana reinou a alegria e a diversão e juntos, de braços no ar, gritamos: Viva a Foda, Viva Pias, Viva Monção! Vemo-nos em 2025”, conclui a Junta de Pias.
O evento, que chegou este ano à 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.
É uma feira inspirada no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
Comentários: 0
2
1