PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

4

Monção

Histórico: Monção vence ‘Óscares’ Mundiais do Turimo

16 Março, 2023 - 11:24

3634

0

Monção Deixa Marca arrasou no Japan World’s Tourism Film Festival.

Passavam poucos minutos das 9h15 da manhã desta quinta-feira quando, de repente, Monção fez história: venceu o Japan World’s Tourism Film Festival (Festival Mundial de Filmes de Turismo), no Japão.

 

Por cá, ainda de manhã. Lá… já princípio da noite.

 

Os galardões começaram a ser atribuídos. Um após outro para vilas e cidades de todo o globo.

 

No monitor da transmissão streaming, pela plataforma YouTube, apareceu então o separador do prémio para a categoria ouro de Melhor Destino.

 

Sem demoras, surgiu o vídeo do grande vencedor… imagens que por cá já todos conhecem com apenas uma única diferença: a locução estava em inglês.

 

“Monção Deixa Marca! Parabéns!”, anunciou o apresentador japonês num visível empenho em pronunciar corretamente um português que ainda será complicado para eles.

 

O mundo rendeu-se ao Dragão… a São Jorge… ao Cordeiro… à Brejoeira… à Torre de Lapela… a Monção.

 

 

 

Monção acima de filmes de todo o o mundo

O filme Monção Deixa Marca, criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, no âmbito da nova identidade do Município de Monção, da autoria da agência de comunicação Marka Branka, alcançou o topo do mundo do lado de lá do planeta.

 

Para trás ficavam filmes de promoção turística vindos de todo o mundo.

 

O Presidente da Câmara, António Barbosa, o Vice-Presidente, João Oliveira, e o realizador Leonel Vieira subiram ao palco. Receberam o galardão e até um leque (elemento tão icónico entre os japoneses).

 

“Quero dizer que é um grande prazer estar aqui. Foi uma viagem de muitas horas para estar aqui. Somos uma pequena vila no Norte de Portugal, com 17 mil habitantes e estamos à vossa espera”, disse António Barbosa ao público japonês num inglês vitorioso irrepreensível.

 

“Temos locais e um vinho maravilhoso e, principalmente, gente muito hospitaleira. Visitem-nos! Muito obrigado!”, concluiu Barbosa.

 

 

O cobiçado galardão, este ano atribuído a Monção

[Fotografia: Município Monção]

 

 

 

“É o reconhecimento internacional da nossa gente”

Convicto das repercussões positivas deste prémio, e já em declarações à imprensa, António Barbosa realça sobretudo que o planeta inclinou-se perante as tradições de Monção.

 

“É uma grande conquista para Monção. É um motivo de enorme orgulho para todos os monçanenses”, disse o presidente da Câmara, António Barbosa. “Foi uma emoção muito grande que, desde aqui, partilho com todos os monçanenses”.

 

“Esta distinção é o reconhecimento internacional da nossa gente, da nossa história, da nossa cultura e do nosso património construído e imaterial. A sua visibilidade a nível mundial constitui uma vantagem competitiva, sem precedentes, na valorização turística do nosso território”, prosseguiu.

 

O Japan World’s Tourism Film Festival faz parte do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), certificado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), tendo como objetivo a promoção dos melhores filmes de turismo produzidos em todo o mundo.

 

 

Quase 5 milhões de visualizações no YouTube

Com perto de 5 milhões de visualizações no Youtube e no Facebook, o filme Monção Deixa Marca, englobado na nova identidade municipal, foi apresentado no Cine Teatro João Verde, no dia 24 de março de 2022, e no Restaurante “Solar dos Presuntos”, em Lisboa, no dia 31 de março de 2022.

 

Na apresentação na capital portuguesa, esteve presente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vários monçanenses a residir em Lisboa e um número significativo de personalidades ligadas ao mundo do espetáculo, desporto e política.

 

Na altura, António Barbosa, disse que “a nova imagem pretende posicionar o nosso território como uma marca global”, partindo de “uma comunicação uniforme e abrangente, com base numa linguagem apelativa e imagens atrativas, feitas a partir dos nossos sonhos, emoções e histórias”.

 

 

Monção deixa marca… em todo o lado

A imagem gráfica e visual Monção Deixa Marca foi acolhida com extraordinária recetividade pelo público e especialistas em comunicação, tendo recebido, em menos de um ano, vários prémios e comentários elogiosos.

 

Mário Augusto, critico cinematográfico, considerou-a “uma revelação brilhante e cativante da essência e alma do território”.

 

Em abril, foi distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade, nas categorias de Design-Rebranding e Digital – Filme para Web. Em outubro, no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, recebeu prémios em três categorias: documentário curto, hospitalidade e lugares da história.

 

 

 

Veja ou reveja o vídeo promocional que está a levar Monção pelo mundo

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Turismo

Últimas