PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Quantos cordeiros ‘marcharam’ na Feira da Foda? – Eis os NÚMEROS

18 Março, 2024 - 00:18

2508

0

Organização diz-se totalmente focada em investir na qualidade do evento do que na quantidade de visitantes.

No total, foram vendidos durante a edição deste ano da Feira da Foda “cerca de 300 cordeiros”.

 

O número foi avançado pela Junta de Freguesia de Pias, organizadora do evento, à Rádio Vale do Minho ao final da noite deste domingo, após o encerramento da 5ª edição do certame.

 

As cifras estão em linha com a edição do ano passado.

 

Quanto a visitantes, o Presidente daquela Junta, Gaspar Castro, sublinha que a feira desligou-se completamente desse campeonato.

 

“Poderão ter sido menos ou até mais que no ano passado. Estamos completamente afastados desse tipo de números. Nesta edição procurámos investir totalmente na qualidade do serviço, e não na quantidade”, frisou o autarca.

 

“Deu-me muito mais prazer passear pela feira e ver rostos de satisfação de gente vinda de todo o País a darem-me certezas de que gostaram muito e de que iriam voltar”, prosseguiu.

 

À Rádio Vale do Minho, Gaspar Castro contou que encontrou gente vinda “até do Alentejo”, disse com orgulho.

 

Mas houve episódios ainda mais extraordinários.

 

Gaspar Castro recordou que a edição deste ano da Feira da Foda estava inicialmente programada para 8, 9 e 10 de março.

 

No entanto, as eleições legislativas fizeram com que o evento fosse adiado uma semana.

 

“Tive conhecimento de emigrantes que reservaram voo para essa primeira data. Perderam dinheiro. Mas fizeram questão de cá estar. Outros vieram nesse fim de semana. Regressaram ao país de acolhimento. E voltaram novamente para a Feira da Foda”, enalteceu.

 

“Foram muitos os que elogiaram o novo desenho da tenda, a facilidade no estacionamento e sobretudo o conforto. Penso que é este registo que iremos manter no futuro”, concluiu Gaspar Castro.

 

O evento, que chegou este ano à 5ª edição, surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.

 

É uma feira inspirada no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 

 

[Fotografia: Feira da Foda]

Últimas