PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Ministro da Defesa discute situação dos estaleiros com autarca de Viana

12 Fevereiro, 2013 - 09:43

135

0

O ministro da Defesa vai reunir nos próximos dias com o presidente da Câmara de Viana do Castelo para abordar o momento atual dos estaleiros navais, confirmou à agência Lusa fonte do gabinete de Aguiar-Branco.

O ministro da Defesa vai reunir nos próximos dias com o presidente da Câmara de Viana do Castelo para abordar o momento atual dos estaleiros navais, confirmou à agência Lusa fonte do gabinete de Aguiar-Branco.

Segundo a fonte, a reunião terá lugar “sexta ou segunda-feira”, no ministério da Defesa, e servirá para esclarecer o autarca socialista José Maria Costa dos desenvolvimentos no processo de reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Este encontro “substitui” a reunião que estava agendada para esta terça-feira, entre o presidente da Câmara de Viana do Castelo e o secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino.

Fonte do gabinete de Aguiar-Branco confirmou ainda que o ministro “cancelou” a participação na reunião ministerial de Defesa da União Europeia, que decorre na Irlanda entre terça e quarta-feira desta semana.

“Entre outros assuntos”, devido à situação dos ENVC, justificou a mesma fonte.

Nos próximos dias deverá ser agendada uma reunião, no mesmo sentido, com a comissão de trabalhadores dos estaleiros.

A venda dos ENVC está suspensa desde dezembro, devido à investigação lançada pela Comissão Europeia aos apoios estatais de 180 milhões de euros, atribuídos aos ENVC entre 2006 e 2010.

Estas dúvidas já levaram o grupo brasileiro Rio Nave a desistir do negócio.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já assumiu “profunda preocupação” com a situação dos ENVC e chegou a pedir uma reunião com “urgência” ao ministro da Defesa.

“Face às notícias sobre os estaleiros quero ser informado pelo Governo se já estão esclarecidas as dúvidas colocadas pela Comissão Europeia e qual será o procedimento a seguir se Bruxelas não aceitar os esclarecimentos”, disse José Maria Costa.

O autarca socialista insiste na necessidade de o Governo revelar se existem “cenários alternativos” pensados para a empresa, de capitais totalmente públicos e que emprega atualmente 625 trabalhadores.

Hoje, de visita à empresa, os deputados socialistas que integram a Comissão Parlamentar de Defesa admitiram que se a reprivatização falhar “estará em causa” a continuidade de José Pedro Aguiar-Branco.

“O nosso entendimento é que [caso falhe a reprivatização] estará em causa, nomeadamente, a legitimidade para continuar no exercício de funções, face à garantia efetiva de que tinha uma solução para os estaleiros de Viana”, afirmou Jorge Fão, porta-voz da comitiva socialista.

No final de uma visita aos ENVC, os deputados socialistas mostraram “grande apreensão e até revolta” com o situação atual.

“Encontrámos uns estaleiros dramaticamente parados, com um ar fantasmagórico, o que merece a nossa condenação. Saímos daqui muito mais preocupados do que antes de termos vindo, face a um cenário de completa improdutividade”, disse ainda Fão.

Pouco depois, em comunicado, os três deputados eleitos pelo PSD em Viana do Castelo classificaram esta visita – à margem da Comissão Parlamentar de Defesa – como “uma manobra populista”, com “o objetivo de tentar branquear as responsabilidades que os dois anteriores Governos, ambos apoiados pelo PS, têm na gravíssima situação em que a empresa se encontra”.

Últimas