Menu

+

2

0

Minho

Minho: Criança teve de fazer 350 km para ser operada de urgência

11 Dezembro, 2023 - 19:00

1590

0

Limitações nos hospitais.

O Hospital D. Estefânia, em Lisboa, recebeu esta segunda-feira no serviço de urgência uma criança para ser operada vinda de Guimarães devido às limitações nos hospitais.

 

Segundo o Correio da Manhã, aquele hospital está a receber uma média de 300 doentes por dia no serviço de urgência, tendo atingido 378 episódios de urgência no dia 13 de novembro.

 

No domingo, o serviço de urgência do hospital D. Estefânia atendeu 288 casos (mais 47 comparativamente ao dia 10 de dezembro de 2022), no sábado 296 casos (mais 55) e na sexta-feira (mais 62).

Esta situação, recorda aquele jornal,  deve-se ao encerramento de várias urgências em torno do hospital, uma situação que afeta esta semana 33 serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde.

 

Segundo a Direção Executiva do SNS, 33 serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações esta semana.

 

O plano indica que as especialidades com mais constrangimentos nas urgências são cirurgia geral, pediatria, ortopedia e ginecologia e obstetrícia, mas há quatro hospitais que apresentam, em alguns dias, limitações nas urgências da Via Verde AVC, nomeadamente Viana do Castelo, Guarda, Santarém e Garcia de Orta, em Almada.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas