Aconteceu este sábado, durante o jogo entre o Melgacense e o Forjães, a contar para o Campeonato Interdistrital Sub-15 Futebol Feminino de 9, organizado conjuntamente pelas Associações de Futebol de Viana do Castelo e de Braga.
O Melgacense vencia já por 4-0, quando uma das atletas do Forjães se lesionou. Teve de abandonar o campo para ser avaliada.
Percebendo que a equipa visitante não tinha possibilidade de fazer qualquer substituição [não tinha jogadoras no banco], a treinadora do Melgacense, Diana Lopes, optou por retirar também uma jogadora do relvado por forma a manter a igualdade de atletas em número.
“Foi uma questão de bom senso. Mesmo que não estivéssemos com uma vantagem tão confortável, eu teria feito o mesmo. Isto é futebol de formação e estamos a formar jovens. A transmitir-lhes valores”, disse Diana Lopes à Rádio Vale do Minho.
Volvidos cerca de 10 minutos a atleta do Forjães recuperou e regressou ao relvado. Do lado do Melgacense, foi também reposta a igualdade.
O desafio seguiu novamente em nove contra nove e terminou com vitória do Melgacense por 7-0.
No final do desafio, a árbitra mostrou à treinadora o cartão branco, símbolo do fair play.
[Fotografia: SC Melgacense]
“Este é um testemunho do caráter e valores que valorizamos no nosso clube. Acreditamos que o desporto vai além da competição e da vitória, é também sobre integridade e respeito pelo jogo. Vamos continuar a apoiar a nossa equipa e a promover o espírito desportivo que nos define!”, realçou o SC Melgacense em nota divulgada.
Melgacense Sub 15 Futebol Feminino 9
[Fotografia: FB Graça Fernandes]
Que bom ver o futuro a ser construído assim, desta forma.
Que bom mesmo!
Por mais exemplos destes.