PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Santa Casa quer mais jovens a aceder aos fundos comunitários

27 Maio, 2015 - 08:19

308

0

Aos microfones da Vale do Minho, o provedor Jorge Ribeiro revelou que novo Lar será inaugurado em Junho.

Descomplicar. Esta é a palavra que dá o mote ao Fórum que vai decorrer esta quarta-feira no Auditório do Instituto Politécnico de Melgaço. Subordinado ao tema “Apoios ao Investimento 2014-2020 – Novo Quadro Comunitário”, o encontro pretende sobretudo explicar aos jovens prestes a entrar no mercado de trabalho as facilidades em aceder a fundos comunitários. “Os territórios de baixa densidade sofrem de males que todos nós sabemos. Criou-se um círculo vicioso onde há falta de gente que, por sua vez, conduz à falta de mão-de-obra, havendo depois falta de investimento e escassez de consumo. O novo quadro comunitário parece fundamental para inverter o que está a acontecer sobretudo em Melgaço”, disse à Vale do Minho Jorge Ribeiro, provedor da Santa Casa da Misericórdia local, uma das entidades promotoras do evento.
Para o responsável, os dados demográficos relativos a Melgaço são “chocantes”. Jorge Ribeiro alerta para números médios que traduzem um rápido envelhecimento da população do concelho. “A cada mês, temos no concelho 1,5 nascimentos para 20 óbitos. E isto acontece porque não há jovens. E onde não há jovens, também não há emprego”, considera. “É aqui que os fundos comunitários podem servir Melgaço e concelhos em situação semelhante – na criação de emprego. Há que fazer tudo no sentido de facilitar e de quebrar esta ideia de que os fundos comunitários só estão ao alcance de alguns. E os Municípios devem ser facilitadores desse processo”, salientou.
E para ajudar os jovens a perceber todas esta facilidades, o Fórum desta quarta-feira vai dividir-se em vários painéis. Para as 10h00 está marcada a sessão de abertura que conta, entre outras, com a intervenção do presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista. Meia hora depois arranca o primeiro painel cujo tema será precisamente a “Importância dos Fundos Comunitários para Territórios de Baixa Densidade”. Terá como principal orador Eduardo Teixeira, deputado na Assembleia da República e membro da Comissão Parlamentar de Economia e Emprego. Vai seguir-se depois um outro painel, a cargo de Carlos Lira, sobre valorização da produção agrícola e dos recursos florestais.
Antes da pausa para almoço, está prevista a intervenção de Ana Paula Xavier, coordenadora técnica da ADRIMINHO (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho), que abordará a “Medida 10 Leader”. Durante a tarde decorrerão ainda mais três painéis, subordinados ao PDR 2020, Projeto Poliempreende, e Casos de Estudo.
Para além da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, este Fórum conta ainda com o apoio da Câmara Municipal, da ADRIMINHO e do CLDS+ Melgaço.

Santa Casa inaugura novo Lar em junho

Quase uma década depois da primeira pedra, a nova Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa de Misericórdia de Melgaço está finalmente pronta. Entre vários avanços e outras tantas paragens, está erguido um novo espaço para os séniores do concelho. “Estamos mesmo em fase de finalização. Vamos ter em breve as vistorias do Delegado de Saúde e da Segurança Social. Esta quinta-feira teremos a vistoria da Autoridade Nacional da Proteção Civil e, se tudo correr bem, teremos o edifício licenciado ainda este mês”, revelou o provedor da Santa Casa aos microfones da Vale do Minho.
O novo espaço resulta de um investimento de dois milhões e 100 mil euros. Contou com um apoio de 700 mil euros provenientes do já extinto PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central). Terá capacidade para acolher 31 idosos. Para além dos vários quartos, dispõe ainda de uma cantina.
Nesta altura, de acordo com Jorge Ribeiro, existem já 15 idosos em lista de espera. “A abertura ocorrerá nas próximas semanas. A inauguração oficial será seguramente durante o mês de junho”, garantiu o responsável à rádio Vale do Minho. “É muito gratificante. A obra está lindíssima. Fica num sítio muito bonito com vista sobre toda a vila de Melgaço. Foi uma resposta necessária. Temos utentes e temos procura. Com a colaboração da Câmara, empenhámo-nos e levámos isto a bom porto”, concluiu Jorge Ribeiro.

Últimas