PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Presidente da Câmara acredita no êxito da nova Associação Empresarial

27 Dezembro, 2016 - 03:09

327

0

Manoel Baptista espera que a «Minho Fronteiriço» ajude tecido empresarial do concelho a encontrar soluções.

O presidente da Câmara de Melgaço acredita que a nova Associação Empresarial do concelho fará de 2017 um ano bastante positivo para o comércio local. Batizada com o nome “Minho Fronteiriço”, a AEMF foi constituída no passado mês de Julho. Apresentou-se aos empresários e população em geral no dia 27 de Julho, em cerimónia realizada na Casa da Cultura de Melgaço. O primeiro ato eleitoral realizou-se recentemente. Apresentou-se a votos uma única lista encabeçada por Nelson Dias. Nos órgãos diretivos figuram ainda os nomes de Paulo Azevedo, Catarina Barbosa, Joana Castro e Verónica Solheiro. “Espero que a AEMF possa encontrar o seu caminho. Que possa fazer o seu primeiro ano de trabalho a sério. Que consiga estruturar-se e trazer projetos, ajudando assim o tecido empresarial de Melgaço a encontrar a encontrar soluções para as suas necessidades”, disse Manoel Baptista à Rádio Vale do Minho. “O Município estará sempre de braços abertos. Será sempre um parceiro. Estaremos sempre disponíveis para colaborar em tudo que a AEMF considerar ser importante”, assegurou o autarca. De referir que a sede da nova associação será no antigo Posto de Turismo de Melgaço.

«Pensar e Agir no Comércio Local»

Entretanto, para os próximos dias 7 e 14 de janeiro, está já marcado um encontro entre a autarquia e os melgacenses no sentido de definir uma estratégia de desenvolvimento do comércio local. O evento, intitulado “Pensar e Agir no Comércio Local”, vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal e é dirigido sobretudo aos comerciantes e empresários interessados em investirem no concelho. Com esta iniciativa, a autarquia pretende assumir “um Pacto Comunitário com os melgacenses, um compromisso para o desenvolvimento de Melgaço”, explicou Manoel Batista.
Assim, estão previstas duas sessões de formação com os comerciantes. A primeira ação, «O que podemos fazer?», acontece no dia 7 de janeiro, sob a orientação de João Abreu, que desafiará os presentes a pensarem juntos como gerar ideias de negócio criativas com baixo orçamento. Para tal serão apresentados dois casos de sucesso, com comerciantes de outras localidades com as mesmas características da Vila de Melgaço. A segunda sessão acontece no dia 14 de janeiro com o tema «Que apoios podemos ter para fazer acontecer?». A formadora será a Helena Carvalho e focar-se-á em quatro pontos fundamentais para levar avante este compromisso, nomeadamente: soluções de financiamento – Comércio Invest; enquadramento do comércio nos programas e projetos de regeneração urbana; animação comercial associativa; e outros incentivos e financiamentos alternativos. Ambas as sessões têm início previsto para as 15h00.

Últimas