PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Mini Zip já serve lampreia do Rio Minho… e chovem reservas

21 Janeiro, 2020 - 18:22

494

0

[Publireportagem]   PUB O restaurante Mini Zip, em Melgaço, já está a servir lampreia do Rio Minho. Até meados de abril, este ciclóstomo será o centro das atenções de toda […]

[Publireportagem]

 

PUB

O restaurante Mini Zip, em Melgaço, já está a servir lampreia do Rio Minho. Até meados de abril, este ciclóstomo será o centro das atenções de toda a gastronomia no Vale do Minho.

Em Melgaço, 11 restaurantes aderiram a mais uma edição da iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência, anualmente promovida pela ADRIMINHO. Visa precisamente a promoção da lampreia, tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

Entre estes restaurantes está precisamente o Mini Zip, um dos mais afamados e concorridos estabelecimentos do concelho Com milhares de apreciadores espalhados por todo o país, Europa e até mesmo pelo mundo,é de esperar o cenário que já se tornou habitual neste restaurante: uma fila de clientes à espera, sobretudo à hora do almoço.

“Como foi um ano muito chuvoso, esperemos que a lampreia suba. Espero um bom ano, claro… tão bom ou melhor que o ano passado em que vendemos muita”, disse a proprietária, Vânia Dantas, à Rádio Vale do Minho. 

Famosa por ser de extremos, a lampreia quase sempre se assumiu como um pitéu do qual ou se gosta muito ou não se gosta nada. As preferências dos comensais, previsivelmente, vão para o Arroz de Lampreia [na foto]. Mas há segredos na cozinha do Mini Zip. “O maior segredo é o das mãos da minha mãe”, disse a proprietária com um sorriso.

“Procuramos sempre servir lampreia de boa qualidade. Quanto mais rio acima ela é pescada, melhor fica. Melgaço é, por isso, um concelho muito privilegiado”, prosseguiu Vânia Dantas.

Localizado em pleno centro da vila e quase em frente à Câmara Municipal, o Mini Zip tem ganho fama pelos diversos pratos que confeciona. Nos mais destacados estão a dobrada e o cozido que provocam autênticas enchentes à quarta e à sexta-feira. Ainda não é meio-dia e já as mesas começam a ficar ocupadas. Um facto que já testemunhamos por diversas vezes nestes e noutros dias de semana.

Os galegos constituem uma grande fatia da clientela do Mini Zip apreciadora de lampreia. No entanto, Vânia Dantas defende que a restauração não deve exagerar nos preços deste prato.

Nos últimos anos, têm surgido no Vale do Minho várias inovações à base de lampreia. Entre elas o sushi de lampreia e até uma pizza de lampreia. O objetivo passa sobretudo por fazer com que os mais jovens se aproximem deste prato.

Recorde-se que este ano é a vez de Caminha receber a cerimónia de abertura da XI edição da Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência. A iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira. O evento está agendado para o próximo dia 27 de janeiro.

 

[Fotografia: Mini Zip / Arroz de lampreia]

 

PUB

 

Últimas