PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Já não é a primeira vez que Carlos Martins cá vem – Lembra-se da última? [c/VÍDEO]

21 Janeiro, 2019 - 22:32

249

0

O Secretário de Estado do Ambiente vai estar em Melgaço na próxima sexta-feira. Já não será a primeira vez. Vai juntar-se aos congéneres do Turismo e da Defesa do Consumidor […]

O Secretário de Estado do Ambiente vai estar em Melgaço na próxima sexta-feira. Já não será a primeira vez. Vai juntar-se aos congéneres do Turismo e da Defesa do Consumidor que repetiram a visita àquele concelho na passada sexta-feira. A última vez que Carlos Martins esteve em Melgaço, em visita oficial, remonta ao dia 25 de abril de 2017 quando presidiu às comemorações do Dia da Liberdade neste município. Na altura, o governante mostrou-se visivelmente satisfeito com o ambiente que se respira no Município mais a norte de Portugal. Nesta passagem por Melgaço, Carlos Martins teve ainda oportunidade de visitar o Espaço Memória e Fronteira, que celebrava nesse ano 10 anos de existência.

 

Batista já apontava Penso em 2017

 

As eleições autárquicas estavam ao virar da esquina. Faltavam meia dúzia de meses.  “Na dinâmica empresarial, Melgaço destaca-se no quadro da sub-região traduzido em variações positivas mais acentuadas no emprego. Contrariamente ao que se diz, o crescimento do emprego é alavancado também pelo emprego industrial. A estes resultados não será alheio o desempenho e nível de ocupação da nossa zona industrial de Penso, a qual tem uma ocupação quase plena”, disse na altura o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista (PS), que viria mais tarde a ser reeleito. “E estamos já a trabalhar afincadamente numa nova localização para acolhimento empresarial”, revelou.

Os ases de trunfo de Melgaço em 2017 apareciam também no turismo “onde o crescimento de 35% da capacidade hoteleira na primeira década deste século superou significativamente o desempenho do Alto Minho e o desempenho a nível nacional”. Para Manoel Baptista, não restavam dúvidas de que “Melgaço tem, de facto, registado uma importante evolução na atividade hoteleira”. Uma consideração reforçada pelo indicador do volume de dormidas por mil habitantes. “Em Melgaço foram registadas 306 dormidas por mil habitantes. Ao passo que em Monção foram registadas 138 [por mil habitantes]. No resto do Alto Minho, foram registadas 196”, listou o autarca. “Temos claramente uma cota diferenciadora e que afirma a apetência de muitos estrangeiros em vir ao nosso território”.

A finalizar esse discurso, Manoel Baptista abriu a cortina das exportações. “Os números são claros! No intervalo de um milhão a seis milhões, as nossas exportações cresceram 660% [seiscentos e sessenta]. Na evolução do número de empresas instaladas crescemos 13,5%, enquanto o Alto Minho cresceu 3,9%. E o volume de negócios anual das empresas instaladas tem um crescimento anual médio de 20%”. “São números do INE que eu desafio todos a consultar”, reiterou o presidente da Câmara nesse 25 de abril de 2017.

 

Carlos Martins regressa… agora para cortar a fita de sinais de progresso

 

Cerca de ano e meio depois, o mesmo governante regressa a Melgaço. Desta vez para cortar a fita de sinais de progresso: a inauguração da requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso. Num investimento de 649.262,02 euros (Fundo de Coesão: 551.872,71 euros), este projeto promete solucionar problemas de falta de capacidade da antiga ETAR.

Este equipamento promete proporcionar a Melgaço um tratamento do tipo biológico aeróbio por lamas ativadas, em modo descontínuo sequencial (SBR).

projeto contou com o financiamento dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (em concreto do Fundo de Coesão), através do Portugal 2020, nomeadamente do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. O Município prevê que esta operação atinja vários resultados, entre eles população adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas em alta: 1.200 equivalente população (e.p); ETAR remodelada para servir entre 500 e 15.000 (e.p.); Alojamentos abrangidos com avaliação satisfatória no cumprimento dos parâmetros de descarga: 100%.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação vai ter lugar nas instalações desta ETAR. Está marcada para as 10h30.

 

[Fotografia: Jornal O Amarense]

 

Recorde a intervenção de Carlos Martins em Melgaço, nas comemorações do 25 de abril em 2017 [Vídeo amador feito em direto]

https://www.facebook.com/cmmelgaco/videos/1475917022474294/

 

 

PUB

Últimas