PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Melgaço

Melgaço: “Inês Negra” (da RTP) divide opiniões – Uns gostaram… outros nem por isso

14 Novembro, 2023 - 00:02

1004

0

Série Lusitânia.

Uns dizem ter gostado. Outros nem tanto.

 

A RTP estreou esta segunda-feira a nova série Lusitânia. O primeiro episódio abordou a lenda de Inês negra… a popular heroína de Melgaço.

 

De forma muito breve, a lenda remonta ao século 14, numa altura em que D. João I tenta tomar o castelo de Melgaço, ainda do lado de Castela. 

 

Conta a lenda que, durante esse cerco, ficou para sempre uma rixa entre duas mulheres: Inês Negra e outra, por Castela, que ficou conhecida para sempre como a Arrenegada.

 

Diz a lenda que foi com esse duelo que os dois reinos decidiram a quem pertenceria afinal a Praça de Melgaço. Inês Negra venceu.

 

Só que a produção da série carregou no drama. Deu nome à Arrenegada: Helena e foi ainda mais além… tornou-a irmã de Inês.

 

“Não é a nossa verdadeira lenda…. E não ser nada filmado no nosso belo castelo é uma pena!”, lê-se num dos comentários à notícia da Rádio Vale do Minho.

 

“Adorei!”, escreveu uma outra internauta. “Muito, muito, muito bom!”, disse outra.

 

“Vi, não gostei, nem de perto nem de longe se assemelha à nossa verdadeira lenda”, avaliou uma melgacense.

 

“O final da história péssimo!!! Não foi devidamente representada… pois a Arrenegada morre sendo ela atirada da torre a baixo pela Inês Negra.. e não esmurrada”, lê-se num outro comentário.

 

 

Não viu o episódio? Pode vê-lo ou revê-lo AQUI [clique para abrir]

 

 

 

 

O lendário combate encontra-se eternizado às portas do castelo de Melgaço numa escultura de José Rodrigues.

 

 

 

[Fotografia: DR]

 

 

 

Para além da lenda da Inês Negra, esta série vai exibir também episódios dedicados à lenda da Aposta com o Diabo; Cidade Perdida; Boi Vermelho; A Lenda da Serpente; e a Criança Lobo.

 

Sempre às segundas-feiras, às 21h00.

 

 

[Fotografia: Screen RTP]

Últimas