PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Festa do Espumante “é projeto âncora para toda a região”, diz Manoel Batista [c / VÍDEO]

25 Novembro, 2017 - 06:13

262

0

“Estes três dias de festa já fazem parte da nossa identidade. Apesar de recente, a Festa do Espumante conquistou o seu lugar em toda a região”. Foi desta forma que […]

“Estes três dias de festa já fazem parte da nossa identidade. Apesar de recente, a Festa do Espumante conquistou o seu lugar em toda a região”. Foi desta forma que o presidente da Câmara de Melgaço abriu esta sexta-feira a III edição daquele evento, a decorrer até este domingo no centro histórico do Município mais a norte de Portugal. Visivelmente satisfeito com toda a organização e orgulhoso de toda uma equipa que fez acontecer, Manoel Batista disse esperar um crescimento de visitantes nesta edição. “Neste fim-de-semana, Melgaço tem ainda mais motivos para ser visitado. Somos nestes dias, paragem obrigatória e é sempre de braços abertos que recebemos todos os que nos visitam”, disse. “O que se iniciou há dois anos como um sonho, é hoje uma realidade incontornável e de visita obrigatória. As edições anteriores da Festa do Espumante demonstraram que este evento é uma boa aposta, sendo já um projeto âncora para toda a região”, realçou o edil melgacense.

 

Manoel Batista: “As edições anteriores da Festa do Espumante demonstraram que este evento é uma boa aposta, sendo já um projeto âncora para toda a região.”

 

De facto, este é um evento que tem vindo a crescer de forma significativa ao longo dos anos. O ano de estreia foi um êxito e em 2016 conseguiu superar todas as expectativas. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.500 visitantes. “Este evento é um fórum de excelência de mostra e prova do que de melhor se faz em Melgaço e na sub-região. É exemplo da aposta na melhoria, na qualidade dos nossos produtos”, prosseguiu Manoel Batista. Em tom firme, o autarca deixou claramente a política seguida nesta área. “Sentimos ser dever público da autarquia alavancar cada vez mais a excelência dos nossos produtores e dos seus produtos únicos e de qualidade inquestionável!”, exclamou.

O presidente da Câmara destacou ainda os produtores de Melgaço como “exemplo de perseverança, de trabalho e de empreendedorismo. São um orgulho para todos nós!”. Seguiu-se um longo aplauso para estes verdadeiros ‘artistas’ da festa. “São reconhecidos em todo o país e também internacionalmente! Por isso, os produtores de Melgaço contam no seu currículo com vários prémios nacionais e internacionais”, lembrou ainda Manoel Batista. “Contem com um Município para continuar a fazer este e outros eventos. É missão da autarquia continuar a apostar naquilo que vai sendo importante na implementação das nossas marcas”, concluiu.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural marcou também presença nesta cerimónia. Ao público presente, Miguel Freitas confessou-se um apaixonado pela Rota do Vinho Alvarinho. Casado com uma alto-minhota, natural de Valença, o governante não hesitou em dizer que “aquilo que Monção e Melgaço têm feito pelo Alvarinho é algo de extraordinário”. “Este é um bom exemplo que o país precisa. Nós [Governo] acreditamos que o mundo rural tem enormes virtualidades. Tanto no litoral como no interior, o mundo rural é capaz de encontrar boas soluções, desde que sejam devidamente apoiadas”, reconheceu o Secretário de Estado. E o vinho é bom exemplo disso”, frisou Miguel Freitas argumentando imediatamente com o programa VITIS. Coincidência ou não, foi precisamente na abertura da edição do ano passado da Festa do Espumante que Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura, disse que este programa, lançado em 2000, “é a estrela da agricultura e da viticultura portuguesa”. “Em 16 anos, o VITIS permitiu reestruturar 35% do património vitícola nacional, através de um investimento de 730 milhões de euros”.

 

Miguel Freitas: “Em breve, o espumante será também mais um produto de excelência na exportação portuguesa.”

 

A terminar, Miguel Freitas recordou que “os vinhos foram capazes de afirmar-se a nível nacional e internacional e o espumante está a iniciar o seu caminho aqui”. “Este é um dos territórios em que o espumante está a crescer mais do ponto de vista da produção! Em breve, o espumante será também mais um produto de excelência na exportação portuguesa”, continuou o Secretário de Estado. “É este bom exemplo de capacidade de resposta por parte dos produtores que temos de valorizar”, finalizou. De referir que, de acordo com dados da autarquia, o espumante de Alvarinho produzido na sub-região de Monção e Melgaço já representa cerca de 10% dos 25 milhões de euros gerados por aquela casta.

A III Festa do Espumante vai prolongar-se até este domingo. São esperados cerca de cinco mil visitantes num recinto que conta com cerca de duas dezenas de espumantes, 13 produtores, gastronomia regional e uma programação que inclui ‘showcookings’ e provas comentadas integram o programa da terceira edição. Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Melgaço com produção da empresa EV-Essência do Vinho.

 

Veja o nosso vídeo da primeira noite da Festa do Espumante:

 

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1715255155211733/

 

 

 

Últimas