PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço/Espumante: Secretária de Estado reconhece “qualidade excecional” do Alvarinho

22 Novembro, 2019 - 21:00

206

0

PUB A Secretária de Estado da Valorização do Interior reconheceu esta sexta-feira, em Melgaço, a “qualidade excecional” do vinho Alvarinho. Isabel Ferreira falava na cerimónia de abertura da 5ª edição […]

PUB

A Secretária de Estado da Valorização do Interior reconheceu esta sexta-feira, em Melgaço, a “qualidade excecional” do vinho Alvarinho. Isabel Ferreira falava na cerimónia de abertura da 5ª edição da Festa do Espumante que vai prolongar-se até ao próximo domingo.

“Apesar da sua grande disseminação, esta casta continua a atingir o máximo das suas potencialidades nas terras de Melgaço e de Monção”. No entanto, a governante lembrou que “é muito importante continuar sempre em estreita colaboração com as instituições do conhecimento [Universidades; Politécnicos; etc…] que permitirão certamente ainda mais inovar estes produtos”.

Não poupou elogios ao evento. “É um fórum privilegiado de promoção da imagem plena de dinamismo que carateriza este concelho”, avaliou. “É um certame que tem vindo a assumir-se como um forte impulsionador de uma oferta turística integrada na qual o enoturismo, os desportos de aventura, o património cultural e paisagístico, hotelaria e restauração têm vindo a manifestar uma progressiva evolução”.

As alegrias mais recentes dos melgacenses também não passaram ao lado da Secretária de Estado. A governante aproveitou ainda o momento para felicitar o Município pela recente conquista do prémio Município do Ano.

“Esta distinção representa, sem dúvida, o merecido reconhecimento de uma boa prática com impacto assinalável na região. Confere igualmente visibilidade a um território de baixa densidade”. No entanto Isabel Ferreira fez questão ainda de sublinhar que “baixa densidade é sinónimo de oportunidades”.

 

Manoel Batista: “Não podemos continuar a ter portugueses de primeira e de segunda!”

 

Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, iniciou a saudar a tutela de Isabel Ferreira. Mas deixou considerações. “Não podemos continuar a ter portugueses de primeira e portugueses de segunda! Somos um país coeso nos nossos valores, na nossa identidade, mas com graves desigualdades quando falamos de desenvolvimento regional e ocupação do território”, lamentou o autarca melgacense.

“Para que a valorização do interior não seja apenas um slogan, há que abordar o tema com verdade e ação no terreno”, defende Manoel Batista. “E este Governo está de parabéns! Foi com coragem que descentralizou serviços para a Guarda, Castelo Branco e Bragança”, recordou o presidente da Câmara que aponta a coesão territorial como “tema prioritário” nesta legislatura.

“Devemos garantir a todos os portugueses a mesma qualidade de vida. Todos têm de ter acesso aos bens e aos serviços nas mesmas condições. As políticas a implementar devem ter em conta as características de cada território”, acrescentou o autarca socialista.

 

Rostos conhecidos entre os presentes

 

Na plateia, os discursos foram seguidos atentamente pelos três deputados do PS na Assembleia da República (AR) eleitos por Viana do Castelo: Marina Gonçalves, Anabela Rodrigues e José Manuel Carpinteira.

“Esta Festa do Espumante é hoje uma verdadeira valorização do Alto Minho. Mostra muito do que de melhor temos não só para o distrito como para todo o país”, disse Marina Gonçalves à Rádio Vale do Minho. “Claro que é uma honra estar aqui como deputada na AR. Já era uma honra antes… e agora ainda mais”, concluiu com um sorriso.

Entre os presentes esteve também o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa (PSD). “Esta festa é a continuação da afirmação do território que vale cada vez mais pelos seus vinhos e pela sua gastronomia”, disse à Rádio Vale do Minho. “Esta é uma casta que hoje felizmente tem uma implantação brutal. Tem um nome que já vai pelo mundo fora demonstrando que temos aqui um vinho que consegue competir em qualquer mercado do mundo”, concluiu.

 

Festa vai prolongar-se até domingo

 

A Festa do Espumante vai prolongar-se até domingo. Numa tenda bem maior, o certame almeja bater recordes. São agora cerca de 1400 metros quadrados para ultrapassar os 7 mil visitantes registados o ano passado. 

Estão em prova 26 espumantes produzidos por 14 produtores de Monção e Melgaço: Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dom Ponciano, Dona Paterna, PROVAM, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço.

À Festa junta-se um vasto conjunto de produtores regionais, que apresentarão iguarias de elevada qualidade, tais como fumeiro, enchidos, queijos e doçaria. Merecem ainda destaque as sessões de cozinha ao vivo com a assinatura de mediáticos cozinheiros que reinterpretarão o tradicional receituário, conferindo-lhe toques contemporâneos.

A animação completa o cartaz da Festa do Espumante, com música ao vivo de Rui Afonso e Bruno Pereira e os DJ John Fan, Pedro Simões (RFM).

A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial no valor de 2,50 euros. Uma organização da Câmara Municipal de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

 

PUB

Últimas