PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Enorme nevão em Castro Laboreiro – Um ano depois o ‘manto branco’ voltou

4 Dezembro, 2020 - 07:25

536

0

PUB A neve já cai de forma intensa nos pontos mais altos de Melgaço. Em Castro Laboreiro, Melgaço, o manto branco começou a cobrir a freguesia com intensidade durante a madrugada […]

PUB

A neve já cai de forma intensa nos pontos mais altos de Melgaço. Em Castro Laboreiro, Melgaço, o manto branco começou a cobrir a freguesia com intensidade durante a madrugada desta sexta-feira. Uma neve tão espessa como já não se via há muito, numa altura em que a descida das temperaturas se fez sentir de forma mais intensa em todo o Alto Minho.

A Rádio Vale do Minho tentou uma primeira abordagem a Castro Laboreiro ao princípio da manhã desta sexta-feira, pelas 6h30. Impossível lá chegar. A 10 minutos do centro da vila, vimo-nos impedidos de prosseguir caminho devido à neve acumulada na estrada. Só mesmo a sorte nos protegeu para uma custosa inversão de marcha.

O distrito de Viana do Castelo, recorde-se, encontra-se sob a influência da depressão Dora. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal continental vai ser afetado até ao final deste sábado por vento forte, precipitação, neve, agitação marítima e descida da temperatura.

Em comunicado, o IPMA explica que a depressão Dora está associada a uma superfície fria, que vai atravessar todo o território durante o dia de sexta-feira.

Devido ao mau tempo, todo o Alto Minho está sob aviso laranja colocado pelo IPMA. É o segundo mais grave.

A Proteção Civil avisa que nas próximas 48 horas poderá registar-se descida de temperatura e vento “com rajadas até 75 km/h na costa ocidental e até 95 km/h nas terras altas”.

Prevista a queda de neve já a partir dos 600 metros de altitude a partir da madrugada desta sexta-feira. Persistência de queda de neve fraca no sábado, subindo gradualmente para 1000 metros de altitude.

A ANEPC aponta ainda para o “aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste a poder atingir
mais de 7 metros esta sexta-feira”.

 

 

Neve regressou a Castro Laboreiro… um ano depois

 

 

A pacata vila de Castro Laboreiro já não via neve desde novembro do ano passado. E mesmo assim, sem nunca chegar a acumular-se nas grossas camadas a que habituou os moradores e os turistas.

Desde então, nunca mais nevou. Chegou fevereiro e a neve não aparecia. A população estranhava e o ambiente de preocupação começou a tomar conta da vila. 

“Claro que está atrasada. Noutros tempos nevava muito. Vi há pouco a meteorologia espanhola e não vai haver nada nos próximos dias. Isto prejudica-nos porque vem muita gente aqui”, disse na altura Adílio Pereira à Rádio Vale do Minho.

A neve nunca chegou. Aquilo que veio foi algo que já não era visto há mais de um século: uma pandemia. E a vila de Castro Laboreiro guarda na história traumas terríveis, não só causados pela pandemia de 1918 como também pela epidemia de tifo, ocorrida cinco anos antes da gripe pneumónica.

 

 

Atenção à circulação proibida entre concelhos

 

 

A queda de neve em Castro Laboreiro é sempre convidativa. No entanto, convém lembrar que neste fim de semana, desde as 23h00 desta sexta-feira e até às 23h59 do dia 8 de dezembro, será proibida a circulação entre concelhos. Uma medida imposta pelo Governo no âmbito da contenção da COVID-19.

Os visitantes que por estas alturas rumam a esta vila de Melgaço para contemplar a neve poderão ser, por isso, em número bastante mais reduzido.

O concelho de Melgaço apresenta nesta altura160 casos confirmados, sendo que 41 estão ativos. Há 106 casos recuperados e 13 óbitos registados.

Na vila de Castro Laboreiro, os termómetros deverão chegar abaixo de zero durante este sábado com valores mínimos previstos de -1ºC.

 

Veja as primeiras imagens captadas ao início da manhã desta sexta-feira [vídeo: Adílio Pereira]

 

 

[Fotografia: Adílio Pereira]

 

 

PUB

Últimas