PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço em contagem decrescente para a Festa do Alvarinho

8 Abril, 2016 - 13:38

186

0

Conheça todos os pormenores sobre ‘um dos eventos mais importantes do município’.

Melgaço já está em contagem decrescente para mais uma edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. O certame vai realizar-se entre 22 e 24 de abril. O Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, elege a Festa do Alvarinho e do Fumeiro como um dos eventos mais importantes do município. O evento apostou numa nova imagem e definiu para a edição de 2016 muitas novidades e um conceito renovado de afirmação. “Vai manter a estrutura fundamental dos anos anteriores. Quisemos no entanto dar-lhe algumas novidades e por isso convidámos a empresa Essência do Vinho, que tem trabalhado noutros eventos ligados ao vinho com grande qualidade”, adiantou o autarca à Rádio Vale do Minho. O objetivo, salienta o presidente da Câmara, passa também por atrair mais gente. “Com esta entrada da Essência do Vinho na organização da Festa do Alvarinho, quisemos também alargar públicos. Para além do habitual, esperamos a oportunidade de trazer jornalistas da especialidade, gente ligada à comercialização nacional e internacional dos vinhos. Queremos dar uma nota de mercado que até hoje ainda não tínhamos dado à Festa do Alvarinho”, explicou o edil.
Fundada em 2004 pelos empreendedores Nuno Botelho e Nuno Guedes Vaz Pires, a EV – Essência do Vinho é a empresa líder na produção e divulgação de eventos de vinho e de gastronomia em Portugal, tendo também uma forte presença no Brasil. Em 2015, a EV produziu 30 eventos em 20 cidades portuguesas e esteve em 36 cidades de 11 países. Apostando cada vez mais num trajeto de internacionalização, produz ações em mercados como Brasil, Alemanha, Angola, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Reino Unido, França, Suíça, entre outros.
O recinto da Festa do Alvarinho terá 72 expositores, distribuídos por uma área coberta, 31 dos quais de Alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 18 de fumeiro e produtos locais, 16 de artesanato, instituições e associações, e ainda com 8 tasquinhas. O espaço terá ainda uma Zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; um Auditório de showcooking, com chefes de renome; e provas comentadas de vinhos, onde críticos e sommeliers conduzem a assistência por diferentes tipologias de Alvarinho.
Nos últimos anos, o certame tem ultrapassado sempre os 50 mil visitantes. “É esperada a gente do costume e mais aqueles que se acrescentam aos que habitualmente aparecem. A Festa tem essa dimensão. Aparecem pessoas que trazem outras, emigrantes que trazem outros emigrantes… sobretudo franceses que querem conhecer a Festa. Acreditamos que o número de pessoas que nos virá visitar durante esse fim-de-semana vai crescer em relação aos anos anteriores”, continuou Manoel Batista.
O alojamento em Melgaço e nos concelhos à volta começa a esgotar. A autarquia ainda não tem dados concretos, mas a experiência dos outros anos faz prever cenários semelhantes. A sessão de abertura está marcada para dia 22, às 11h30.

Últimas