PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço/C. Laboreiro: Neve ‘à moda antiga’ é “bom presságio para 2021” [c/VÍDEO]

4 Dezembro, 2020 - 08:49

589

0

PUB “Esta neve é um bom presságio para 2021”. As palavras foram ditas à Rádio Vale do Minho por Adílio Pereira, proprietário de um café na vila de Castro Laboreiro, […]

PUB

“Esta neve é um bom presságio para 2021”. As palavras foram ditas à Rádio Vale do Minho por Adílio Pereira, proprietário de um café na vila de Castro Laboreiro, em Melgaço. Uma vila que esta sexta-feira acordou debaixo de um imenso nevão como há vários anos não se via.

Nesta vila a neve é habitual, é certo. Mas esta sexta-feira foi mesmo “uma neve à antiga”, disse-nos Adílio Pereira que nas suas memórias guarda grandes nevões nesta localidade.

Às 8h30 da manhã, a neve atingia já perto de 5 centímetros de altura nesta localidade.

“Sei que já andam a limpar as estradas mas não recomendo ninguém a vir cá, a não ser que tenha uma viatura devidamente preparada. O melhor para visitantes será só amanhã. Esta noite ainda é capaz de nevar mais”, antevê Adílio Pereira.

Em toda a vila nota-se um certo ar de satisfação. A neve já faz parte da vida castreja. Sem ela, falta sempre algo. Há sempre um vazio. E no ano passado pouco nevou.

“Diz-se aqui que quando não há neve, os meses seguintes vão ser maus”, contaram vários populares à Rádio Vale do Minho numa visita recente a Castro Laboreiro. Mito ou não, o que é certo é que já não neva nesta vila há mais de um ano. A última vez que a branquinha foi vista remonta a novembro do ano passado. E mesmo assim, sem nunca chegar a acumular-se nas grossas camadas a que habituou os moradores e os turistas.

Desde então, nunca mais nevou. Chegou fevereiro e a neve não aparecia. A população estranhava e o ambiente de preocupação começou a tomar conta da vila. 

A neve nunca chegou. Aquilo que veio foi algo que já não era visto há mais de um século: uma pandemia. E a vila de Castro Laboreiro guarda na história traumas terríveis, não só causados pela pandemia de 1918 como também pela epidemia de tifo, ocorrida cinco anos antes da gripe pneumónica.

Mas este ano, mesmo ao cair do pano, a neve veio… e em força. Um nevão imenso cujas imagens estão a encantar os internautas nas redes sociais.

Imagens encantadoras mas que podem esconder perigos. A Proteção Civil já lançou um apelo aos condutores para “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias”.

Devem também “evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas: verificação do estado dos pneus e respetivas pressões; transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas; assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas”.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, “são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais”.

 

Veja o vídeo da neve intensa que cai esta sexta-feira em Castro Laboreiro, Melgaço [créditos: Adílio Pereira]

 

[Fotografia: Adílio Pereira]

 

PUB

Últimas