PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço assinalou Dia da Europa – Europeísmo estendeu-se às escolas

9 Maio, 2019 - 18:31

425

0

Melgaço celebrou esta quinta-feira o Dia da Europa e da União Europeia (UE). Os primeiros sinais apareceram logo pela manhã quando no edifício da Câmara Municipal foi hasteada a bandeira […]

Melgaço celebrou esta quinta-feira o Dia da Europa e da União Europeia (UE). Os primeiros sinais apareceram logo pela manhã quando no edifício da Câmara Municipal foi hasteada a bandeira azul com o círculo das 12 estrelas.

Mas as iniciativas prolongaram-se ao longo do dia. De gabinete em gabinete, o Executivo Municipal ofereceu aos funcionários bandeiras da UE em miniatura. Logo depois, todos juntos, uma foto de família com a icónica dúzia estrelada… em círculo.

O espírito europeísta melgacense também foi sentido de forma intensa na Escola Secundária local. Entre trabalhos elaborados pelos alunos em exposição e várias atividades realizadas, foram tocados em pleno recreio várias obras clássicas e imortais de compositores europeus. Como não poderia deixar de ser, também os alunos se juntaram para uma foto em família recheada de ouro sobre azul.

 

Como surgiu o Dia da Europa? E a bandeira?

 

O Dia da Europa ou Dia da União Europeia é uma data celebrada na Europa e na UE. A data recorda o dia 9 de maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficaria conhecida como a Declaração Schuman. É considerada hoje o embrião da atual UE.

A bandeira europeia é o símbolo da União Europeia e da unidade e identidade da Europa numa aceção mais lata. É constituída por doze estrelas douradas dispostas em círculo sobre um fundo azul, que simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas (12) é tido como um número harmonioso. Nunca esteve relacionado com o número de países da UE. O círculo é um símbolo de unidade.

O autor da bandeira foi Arsene Heitz, católico francês, natural de Estrasburgo. Inspirou-se na coroa de estrelas da Virgem Maria que, na iconografia cristã, é tradicionalmente ornamentada pela coroa de doze estrelas. A adoção oficial pelo então chamado Conselho da Europa ocorreu a 8 de dezembro de 1955, dia que coincide com a solenidade da Imaculada Conceição na liturgia católica.

Em 1986, a então Comunidade Económica Europeia (CEE) adotou a bandeira que permanece até hoje. Aparece na face de todas as notas de euro e as estrelas em todas as moedas de euro.

 

 

Veja mais fotografias das celebrações do dia da UE em Melgaço [créditos: Município de Melgaço]

 

PUB

Últimas