PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Mapa judiciário: Executivos de Coura e Melgaço presentes na manifestação contra fecho de tribunais

28 Junho, 2012 - 12:17

160

0

Para Lisboa seguiu um autocarro de Paredes de coura e dois de Melgaço, com os elementos da Câmara Municipal e das juntas e assemleias de freguesias. A manifestação está marcada para as 15:00 junto ao Ministério da Justiça, no Terreiro do Paço.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) convocou para esta tarde, em Lisboa, uma concentração de autarcas dos 54 municípios onde, de acordo com a proposta da tutela para o novo mapa judiciário, deverão encerrar tribunais.

Neste “encontro de eleitos das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais dos 54 municípios abrangidos pelo encerramento dos tribunais, contra as alterações propostas pelo Governo relativas ao mapa judiciário” estarão também presentes os executivos e juntas de freguesias dois dois concelhos do distrito de Viana do Castelo afetados com esta reforma, Paredes de Coura e Melgaço.

O autarca courense, Pereira Júnior, tem a convicção de que o encerramento de tribunais não se vai concretizar.

Sublinhando uma “manifestação simbólica”, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço diz que é preciso criar “instrumentos de pressão”. Rui Solheiro diz mesmo que, no seio do Governo, esta medida não é consensual.

Para Lisboa seguiu um autocarro de Paredes de coura e dois de Melgaço, com os elementos da Câmara Municipal e das juntas e assemleias de freguesias.

A manifestação está marcada para as 15:00 junto ao Ministério da Justiça, no Terreiro do Paço.

Recorde-se que o documento divulgado pelo Ministério da Justiça propõe a extinção de 54 tribunais em todo o país e a redistribuição dos recursos humanos pelas novas comarcas com reduções e reforços que implicarão um excedente de 190 lugares entre aqueles que estão atualmente em funções e os necessários para a reforma.

A proposta sugere a criação de 27 extensões judiciais, que não são mais do que locais de atendimento ao público, prestado por oficiais de justiça, com acesso integral ao sistema de informação do tribunal.

Últimas