PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques

Manuel Lopes solidário com comerciantes – “Contem comigo”

13 Novembro, 2020 - 21:58

137

0

PUB O presidente da Câmara de Valença mostrou-se esta sexta-feira totalmente solidário com as dezenas de manifestantes que marcaram presença na rotunda, junto ao Jardim Municipal da cidade, que se […]

PUB

O presidente da Câmara de Valença mostrou-se esta sexta-feira totalmente solidário com as dezenas de manifestantes que marcaram presença na rotunda, junto ao Jardim Municipal da cidade, que se mostram bastante desagradados com as restrições impostas pelo Governo ao comércio, sobretudo à restauração.

“Incrível… Esta gente está a pedir para os deixarem trabalhar. Querem poder fazê-lo num ambiente condicionado ao cumprimento das regras de segurança. Investiram em equipamento de proteção individual, equipamento de desinfeção e separação dos seus clientes. Este setor é dos mais afetados pela pandemia, está constantemente a ser prejudicado com a desorientação e avanços e recuos nas medidas implementadas e impostas pelo Governo”, lamentou Manuel Lopes.

O autarca, que também marcou presença nesta manifestação, considera que as decisões tomadas pelo Executivo de António Costa não foram as melhores.

“Todos nós queremos o fim da pandemia, todos nós queremos segurança e medidas de proteção, mas é necessário ter bom senso e equilíbrio, para que a sociedade, o comércio e as empresa sobrevivam. Se assim não for, não faz sentido”, sublinhou Manuel Lopes.

“Ajudar é agora. Os apoios são necessários já. Estou solidário com todos, contem comigo para continuar a exigir mais atenção e cuidado para quem só quer que os deixem trabalhar”, garantiu o presidente da Câmara.

 

“A regra é tudo fechado às 13h00”

 

O Governo ordenou o encerramento do comércio e restauração às 13h00 nos dois próximos fins de semana e a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 8h00, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

“A regra é tudo fechado às 13:00”, disse o chefe do Governo em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, referindo-se aos concelhos com risco elevado de contágio de COVID-19, que vão aumentar de 121 para 191 a partir de segunda-feira.

Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13h00 para entrega ao domicílio, disse o primeiro-ministro.

António Costa anunciou ainda que haverá um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de janeiro a outubro 2020).

Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13h00 e de abrir a apenas a partir das 8h00 estão as farmácias, clínicas e consultórios, veterenários, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados, bombas de gasolina, padarias e funerárias.

Valença, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo vão continuar na lista dos concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19, por mais duas semanas. 

Arcos de Valdevez é novidade nesta lista. A partir de segunda-feira também este concelho está abrangido pela novas medidas do estado de emergência.

 

[Fotografias: FB Manuel Lopes]

 

PUB

Últimas