PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Lampreia mobiliza 450 pescadores do Minho até abril

7 Fevereiro, 2013 - 10:08

181

0

A pesca da lampreia vai ocupar até meados de abril cerca de 450 pescadores e 240 embarcações, apenas na região do Minho, segundo dados avançados hoje à agência Lusa por fontes da Marinha.

A pesca da lampreia vai ocupar até meados de abril cerca de 450 pescadores e 240 embarcações, apenas na região do Minho, segundo dados avançados hoje à agência Lusa por fontes da Marinha.

Matriculadas na capitania do porto de Caminha, para operar no rio Minho, estão atualmente 174 embarcações e cerca de 300 pescadores, sendo que a safra da lampreia arrancou a 02 de janeiro para se prolongar até 20 de abril.

A atividade decorre em cerca de 35 quilómetros daquele rio, variando em função da arte utilizada, já que pode ser feita com “lampreeiras”, a bordo de embarcações artesanais, ou com pesqueiras (estruturas antigas, em pedra, existentes no rio). Esta última decorre no rio Minho de 15 de fevereiro a 15 de maio.

Além disso, por se tratar de um rio internacional, somam-se, segundo números da Comando Naval do Minho (Espanha), 155 embarcações e 170 pescadores galegos registados para a mesma pesca.

Com perto de 330 embarcações e quase 500 pescadores – entre portugueses e espanhóis -, a fiscalização no rio Minho obriga a “uma grande troca de informação” entre os dois países, como reconheceu à Lusa o comandante da capitania do porto de Caminha.

“Os planeamentos de rondas são independentes. Contudo, quando estão no rio equipas de fiscalização dos dois países, existe um canal de comunicações comum para coordenação”, disse ainda Rodrigo Gonzalez dos Paços.

Já no rio Lima, em Viana do Castelo, a safra da lampreia decorre entre 01 de janeiro e 30 de abril, mas faz-se apenas numa extensão total de 10 quilómetros, entre a cidade e a freguesia de Lanheses.

Segundo dados da capitania do porto de Viana do Castelo, estão devidamente licenciadas para aquela pesca 57 embarcações locais, envolvendo uma tripulação total que ronda os 115 pescadores.

Aquela capitania controla ainda a atividade no rio Cávado, em Esposende, cuja safra da lampreia decorre no mesmo período com dez embarcações de pesca e cerca de 20 pescadores, mas, neste caso, em apenas quatro quilómetros de extensão daquele curso de água.

“Além das embarcações, existe [no Cávado] a atividade da captura da lampreia com recurso à arte denominada ‘galheiro’, cujo licenciamento é individual, existindo no presente ano 16 licenças”, explicou o comandante da Capitania de Viana do Castelo, Gonçalves da Silva.

A lampreia pode medir mais de um metro e pesar cerca de dois quilogramas, sendo considerado uma verdadeira iguaria da região do Minho.

A faina decorre na altura em que a espécie volta a entrar nos rios, na direção da nascente, para cumprir a fase de reprodução.

Últimas