PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Junta de Linhares incentiva regresso à agricultura de subsistência e oferece 20 pintos por habitação

10 Março, 2012 - 11:00

227

0

A distribuição dos pintos, com mais de 21 dias e já vacinados, vai ser feita na manhã deste sábado, dia em que os habitantes vão poder também inscrever-se para utilizar o tractor e alfaias agrícolas da Comissão de Baldios para as suas sementeiras.

Numa aposta no desenvolvimento rural, a Junta de Freguesia de Linhares, no concelho de Paredes de Coura, vai aplicar no terreno um conjunto de medidas “inovadoras e pioneiras”, pensadas no final do ano passado.

Depois da forte adesão à entrega de 60 euros em sementes, por cada habitação, o autarca local decidiu, não só reforçar este apoio, com a disponibilização de equipamentos agrícolas, como complementá-lo com a oferta de 20 pintos por casa, num total de 30 euros.

A distribuição dos pintos, com mais de 21 dias e já vacinados, vai ser feita na manhã deste sábado, dia em que os habitantes vão poder também inscrever-se para utilizar o tractor e alfaias agrícolas da Comissão de Baldios para as suas sementeiras.

Amândio Pinto fala em ideias que podem fazer toda a diferença no regresso à agricultura de subsistência, numa altura de crise.

O autarca local garante que o desenvolvimento e dinamização de uma freguesia “não pode ficar à espera que sejam os de fora a resolver os problemas internos”. É preciso unir esforços com as entidades locais e por mãos à obra. O presidente da Junta de Freguesia de Linhares, em Paredes de Coura, adianta que a população está unida, com o propósito de voltar a dar à localidade a ruralidade que a caracterizou durante vários anos, e que agora se está a perder.

Para além do sector agrícola, a Junta de Linhares compreende a importância da formação e fixação de jovens na freguesia. Para isso, os apoios à educação são também uma prioridade para este ano. Além de disponibilizar 60 euros em material escolar a todos os alunos da freguesia, Amândio Pinto explica que são dadas, gratuitamente, quatro aulas mensais de explicações na sede da junta, para as disciplinas de Matemática e de Português. Há ainda o apoio de 150 euros para as crianças do pré-escolar e de 500 euros para alunos universitários.

De salientar que, a nível social, a junta também está a actuar e, no Outono distribuiu, gratuitamente, carrinhas de lenha a todos os habitantes com mais de 75 anos, num total de 25.

Todas estas medidas já estão no terreno e resultam, em grande parte, dos fundos provenientes da vasta área de baldios de Linhares.
Em dois anos, a autarquia local já investiu cerca de 120 mil euros, para dar as “melhores” condições aos 170 moradores fixos e aos visitantes.

Últimas