PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Jornadas Transfronteiriças da Juventude: “Intercâmbio tem de ser aprofundado e ultrapassar fase superficial” – Ardina

26 Outubro, 2013 - 10:02

193

0

Estão a decorrer, até este domingo, as Jornadas Transfronteiriças da Juventude, numa organização da Associação de Jovens de Cambeses (Ardina), em parceria com a Câmara Municipal de Monção e apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Estão a decorrer, até este domingo, as Jornadas Transfronteiriças da Juventude, numa organização da Associação de Jovens de Cambeses (Ardina), em parceria com a Câmara Municipal de Monção e apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O programa, que arrancou na quarta-feira, aponta para a realização de conferências, workshops, aulas abertas à comunidade, espetáculo de dança, encontro de música popular, curso de coaching de empreendedorismo criativo e exposição com artistas de ambos os lados da fronteira.

O objetivo, de acordo com o presidente da coletividade, é informar os jovens das diversas plataformas de apoio, incentivar o empreendedorismo criativo jovem, promover o voluntariado, entre outros.

Manuel Pereira sublinha um evento que visa, de um modo geral, estreitar laços transfronteiriços através de uma abordagem cultural e artística.

Na sua perspetiva, cabe à juventude assumir esse papel “determinante”.

Realçando que este intercâmbio entre os dois lados da fronteira ao nível da juventude tem sido alvo de um processo evolutivo, Manuel Pereira sublinha que ainda continua numa fase “superficial”.

Garante que estas relações têm de ser aprofundadas, para criar uma união “ainda mais forte”, através de parcerias entre os jovens e adaptar às necessidades. Numa altura de crise, há que descobrir os caminhos para a empregabilidade.

O presidente da Ardina destaca que estas relações devem sair da esfera política e institucional que prepararam as ferramentas, mas que agora os jovens têm de dar continuidade.

Esta iniciativa, dedicada à juventude das duas margens do rio Minho, tem como espaços preferenciais de intervenção, encontro e debate a Biblioteca Municipal de Monção e o Cine Teatro João Verde.

Para este sábado à tarde está agendada a inauguração da exposição “Contrabandum#2” e uma conferência “A juventude no eixo transfronteiriço Norte de Portugal – Galiza: Visão Global”, ambas no Cine Teatro João Verde. Á noite, com início às 21h30, realiza-se o concerto de Noiserv.

O último dia, domingo, inicia-se com aula de ioga, pelas 10h00, nos jardins da Biblioteca Municipal de Monção, e workshops de artes plásticas e ofícios, pelas 14h30, no Cine Teatro João Verde. Destinam-se a jovens com idades compreendidas entre 12 e 18 anos.

Às 21h30, realiza-se o II Encontro Luso-Galaico de Música Popular com grupos portugueses e galegos.

Últimas