O Município de Valença está a promover a segunda edição do programa pedagógico Cientistas Regressam à Escola.
A jovem cientista valenciana Inês Gomes, esteve presente na escola básica do primeiro ciclo de São Pedro da Torre (escola onde a Inês Gomes iniciou o seu percurso académico) para presentear os jovens alunos com experiências científicas.
Durante a tarde, Inês Gomes teve a oportunidade de realizar, também, uma segunda oficina de ciência na EB 1 de Arão.
[Fotografia: Município Valença]
Inês Gomes é investigadora do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O Vereador da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para a consciencialização dos alunos para a importância do estudo e da motivação com exemplos de jovens que passaram pelas mesmas escolas que frequentam.
“Alcançar uma carreira de topo, em qualquer área está ao alcance de todos e estes jovens cientistas são a prova disso”, salientou.
[Fotografia: Município Valença]
O programa Cientista Regressa à Escola, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas aos mais novos, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais.
A experiência, desde os primeiros passos nas escolas básicas de Valença até carreiras de topo na ciência, é contada por estes jovens.
O objetivo deste programa educativo é “promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência”.
Para fins de abril programa-se uma segunda oficina, no Centro Escolar de Valença, com Cláudia Alves, atualmente a trabalhar na Google.
A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.
Comentários: 0
0
1