PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Inês Gomes, cientista de Valença, voltou à escola (e fez experiências científicas com os mais novos!)

6 Março, 2024 - 16:06

395

0

Programa Cientista Regressa à Escola, implementado pela Native Scientist.

O Município de Valença está a promover a segunda edição do programa pedagógico Cientistas Regressam à Escola.

 

A jovem cientista valenciana Inês Gomes, esteve presente na escola básica do primeiro ciclo de São Pedro da Torre (escola onde a Inês Gomes iniciou o seu percurso académico) para presentear os jovens alunos com experiências científicas.

 

Durante a tarde, Inês Gomes teve a oportunidade de realizar, também, uma segunda oficina de ciência na EB 1 de Arão.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

Inês Gomes é investigadora do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

O Vereador da Educação, Arlindo Sousa, acompanhou as oficinas e destacou a importância deste projeto para a consciencialização dos alunos para a importância do estudo e da motivação com exemplos de jovens que passaram pelas mesmas escolas que frequentam.

 

“Alcançar uma carreira de topo, em qualquer área está ao alcance de todos e estes jovens cientistas são a prova disso”, salientou.

 

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

 

O programa Cientista Regressa à Escola, implementado pela Native Scientist, em Valença, proporciona experiências científicas aos mais novos, contadas na primeira pessoa, por jovens cientistas locais.

 

A experiência, desde os primeiros passos nas escolas básicas de Valença até carreiras de topo na ciência, é contada por estes jovens.

 

O objetivo deste programa educativo é “promover a literacia científica e desfazer estereótipos em relação à ciência, incentivando os mais novos a estudar, descobrir as suas vocações e saberem que é possível chegar a uma carreira de topo na ciência”.

 

Para fins de abril programa-se uma segunda oficina, no Centro Escolar de Valença, com Cláudia Alves, atualmente a trabalhar na Google.

 

A Native Scientist é uma Organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, no Reino Unido.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas