PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Inédito: Melgacense vai fazer quase seis mil quilómetros dentro de uma 4L

14 Março, 2016 - 22:50

198

0

Carlos Marques, com 64 anos de idade, vai ligar o Alto Minho até Marrocos. Entusiasta vai participar numa prova automóvel no norte de África.

Quase seis mil quilómetros dentro de uma Renault 4 L. É já na próxima quarta-feira, pelas 11h00, que Carlos Marques, com 64 anos e natural de Melgaço, vai realizar um sonho de há muitos anos: ligar o Alto Minho a Marrocos. “As pessoas de início não acreditavam. Só passaram a acreditar quando comecei a comprar pneus e a adaptar o carro”. E o ‘bólide’, com a respeitável data de 1986, ostenta os galões de clássico entre os automóveis. De voz descontraída e sorridente, Carlos Marques não se revê na idade que tem. “Não há segredos. Isto é um ‘chip’ que a gente tem. O meu ficou sempre jovem”, continuou com uma gargalhada aos microfones da Rádio Vale do Minho.
Mas a aventura tem um contexto. Está integrada numa prova de clássicos automóveis a ter lugar em Marrocos – a TransAtlas 2016. A competição, que começa dia 18 e termina a 27 de março, conta com várias dezenas de participantes. Vão encontrar-se sexta-feira, ao final da tarde em Cádis, no sul de Espanha, para o embarque. É para lá que Carlos Marques tem de ir, juntamente com o seu co-piloto. “Até Cádis são cerca de 1350 quilómetros. Levo roupa prática para todos os dias. E conto sempre com o apoio da minha esposa. Não vai comigo mas sempre me deu alento neste projeto”, contou.
Depois de atravessar o Mediterrâneo, chega o deserto do Sahara. E é aí que a prova começa. Três mil quilómetros pela frente. “A organização fornece-nos mapas com as etapas a cumprir. Até essa hora não teremos conhecimento de nada”, explicou. Já no que diz respeito à segurança dos pilotos, Carlos Marques garantiu que “é dado aos concorrentes um GPS com as várias coordenadas para a prova. Haverá também um camião com médicos e enfermeiros para prestar assistência constante aos pilotos. Haverá ainda outros mecanismos para acionar em caso de emergência”.
Carlos Marques diz-se bem preparado para o cenário desértico que o espera. Até porque esteve lá há pouco tempo em visita e garante ter estudado bem o território. Coragem não falta e boa disposição também não. “Espero ter uma boa receção por parte da minha comunidade quando voltar”, disse. A correr como o previsto, nesse dia Carlos Marques terá percorrido quase seis mil quilómetros dentro da sua mítica Renault 4 L. Melhor ainda: com ou sem prémios, terá muitas histórias para contar.
De referir que a Renault 4L foi produzida entre 1961 e 1993. Com mais de oito milhões de unidades, tornou-se um dos carros mais vendidos de sempre.

[Fotografia: Cortesia jornal Voz de Melgaço]

Últimas