PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Igualdade de Género: Augusto Domingues alerta para a necessidade de lutar contra estigma social

11 Julho, 2014 - 19:28

152

0

Município de Monção e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, celebraram esta sexta-feira um protocolo de colaboração que tem como finalidade promover um conjunto de medidas que conduzam a uma efetiva igualdade entre homens e mulheres

O Município de Monção e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, celebraram esta sexta-feira um protocolo de colaboração que, em linhas gerais, tem como finalidade promover um conjunto de medidas que conduzam a uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.
Naquele ato, que decorreu no auditório da Casa do Curro, foram ainda apresentados os conselheiros locais, nomeadamente Paulo Esteves, vereador das atividades socioculturais, e Cristina Dias, diretora do polo local da EPRAMI.
O autarca local, Augusto Domingues, saudou uma iniciativa que, no seu entender, permitirá atingir a plena paridade entre ambos os sexos. “Apesar da afirmação da mulher em diferentes setores, ainda temos de continuar a lutar contra este estigma social” adiantou.
Augusto Domingues enalteceu o papel das instituições e organismos que se dedicam a esta temática e recordou a paridade na política como fator importante na concretização do processo de igualdade em curso. A propósito, destacou que “a política no feminino é diferente e positiva”.
Realçando que o presente protocolo tem como finalidade aprofundar uma igualdade definitiva entre homens e mulheres, a presidente da CIG, Fátima Duarte, adiantou alguns números reveladores do muito caminho que ainda é necessário percorrer.
De acordo com a responsável, os dados referentes a 2013 apontam para um número elevado de casos de violência doméstica (27.300 ocorrências com 81 por cento de vitimas a serem mulheres) e uma remuneração mensal das mulheres inferior à dos homens em 18,50 por cento.
No âmbito do protocolado, compete ao município de Monção promover o desenvolvimento integrado da perspetiva de género e de igualdade de oportunidades nas políticas municipais, visando o aprofundamento de uma efetiva igualdade entre ambos os sexos através da materialização de diferentes medidas e ações.
A CIG tem como obrigatoriedade prestar apoio técnico ao plano de trabalho municipal, promovendo a divulgação de experiências desenvolvidas em outras autarquias e organizações nacionais e comunitárias. Responsabiliza-se ainda pelo fornecimento de material informativo e formativo como publicações, vídeos exposições etc..

Últimas