PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Galiza: Tui e Tomiño entre os concelhos com restrições mais duras – Saiba quais AQUI

9 Janeiro, 2021 - 14:15

452

0

PUB Tui, Tomiño e também A Guarda, na outra margem do rio Minho, estão entre os concelhos com as restrições mais duras anunciadas esta sexta-feira pela Junta da Galiza no […]

PUB

Tui, Tomiño e também A Guarda, na outra margem do rio Minho, estão entre os concelhos com as restrições mais duras anunciadas esta sexta-feira pela Junta da Galiza no sentido de combater a escalada de novos casos de COVID-19 nesta província espanhola.

Estes três concelhos estão agora no nível laranja (médio-alto), que é o segundo mais grave numa escala de quatro níveis de risco de contágio da COVID-19 elaborados pelo governo galego.

Assim, de acordo com o Serviço Galego de Saúde (SERGAS), a restauração só pode funcionar até às 18h00, sendo que a lotação máxima no interior dos estabelecimentos é de 30% e nas esplanadas é de 50%. Em todos estes concelhos é aplicado o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 6h00 do dia seguinte.

 

Tui, Tomiño e A Guarda no segundo nível mais grave na escala de risco da Galiza

Fonte: SERGAS

 

Recorde-se que permanece também nestes concelhos a mobilidade limitada ou seja, ninguém entra ou sai sem justificação válida para o efeito.

 

  • Assistência a centros, serviços e estabelecimentos sanitários;
  • Cumprimento de obrigações laborais, profissionais, empresariais, institucionais; sindicais e de representação laboral;
  • Frequência de universidades, professores e educadores, incluindo jardins de infância;
  • Retorno ao local de residência ou familiar;
  • Assistência e cuidado a séniores, menores, dependentes, incapacitados ou pessoas especialmente vulneráveis;
  • Deslocamento a bancos, companhias de seguro ou postos de abastecimento em concelhos limítrofes;
  • Presenças urgentes em órgãos públicos, judiciais ou notariais;
  • Renovações de autorizações e documentação oficial, assim como outros trâmites administrativos inadiáveis;
  • Realização de exames ou provas oficiais inadiáveis;
  • Por força maior;
  • Qualquer outra atividade semelhante, devidamente credenciada.

 

Estas medidas vão estar em vigor, pelo menos, até 31 de janeiro.

A Galiza, Espanha, piora cada vez mais. Somou este sábado mais cinco mortos e 914 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19), de acordo com o Serviço Galego de Saúde (SERGAS). São nesta altura 7.392 casos ativos.

A área sanitária da Corunha é a mais afetada. Está com 1.696 casos ativos (mais 139 em 24 horas). Segue-se Santiago, com 1.650 (mais 133). A terceira área mais afetada é Vigo, atualmente com 1.330 casos ativos (mais 108).

Seguem-se Ourense, com 856 casos ativos (mais 38). Pontevedra também a piorar, com 724 casos ativos (mais sete). Lugo, com 699 casos ativos (mais 73) e Ferrol com 437 (mais cinco).

No total, desde o início da pandemia, a Galiza apresenta 68.005 casos confirmados, dos quais 7.392 estão ativos. Há 59.172 casos recuperados e 1.441 óbitos registados.

 

[Fotografias: DR]

 

PUB

Últimas