PUB
A espanhola Inditex, dona das cadeias de lojas Zara, Massimo Dutti, Bershka e Pull & Bear, entre outras, registou no primeiro trimestre do corrente ano fiscal (entre fevereiro e abril) um inédito prejuízo, com perdas de 409 milhões de euros, que comparam com o lucro de 734 milhões de euros em igual período do ano passado.
Os dados são avançados pelo jornal Expresso, que dá conta de que nos resultados apresentados ao mercado esta quarta-feira a Inditex reportou uma acentuada queda das vendas do primeiro trimestre, de 5,9 para 3,3 mil milhões de euros, sobretudo por efeito da pandemia. Ainda assim, a administração da empresa nota que conseguiu “um estrito controlo dos gastos operacionais”, que desceram 21%.
O encerramento de lojas durante a pandemia penalizou as contas da empresa, apesar de as vendas online terem disparado, crescendo 50% no total do trimestre e chegando a crescer 95% em abril.
Reforço das vendas digitais
Ainda de acordo com o Expresso, a empresa anunciou também uma atualização da sua estratégia, que passará pelo encerramento de lojas físicas e reforço das vendas digitais, que no ano passado já valiam 14% da faturação do grupo.
A Inditex espera que até 2022 as vendas online representem mais de 25% das receitas do grupo. Por outro lado, a empresa irá fechar entre 1.000 e 1.200 lojas de menor dimensão nos próximos dois anos.
A empresa acredita que a faturação dessas unidades será compensada por outras lojas próximas e pelas vendas online, bem como pela abertura de lojas de maior dimensão.
A dona da Zara também aponta para a abertura de cerca de 150 lojas por ano, com maior área de vendas e em localizações estratégicas em todo o mundo.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0