PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Imprensa também assinalou os 35 anos do nevão de 1987 – Veja o VÍDEO

14 Janeiro, 2022 - 22:17

275

0

Tal como o Alto Minho, a Galiza também acordou ‘pintada’ de branco no dia 14 de janeiro de 1987.

Se por cá nós assinalamos os 35 anos do nevão de 14 de janeiro de 1987, do lado de lá a imprensa também não deixou passar ao lado a recordação deste fenómeno que perdura na memória de muitos. 

 

O jornal Quincemil, por exemplo, recordou o espanto que se viveu nesse dia em toda a cidade da Corunha, na Galiza, Espanha. “Quando a população acordou nessa manhã de 14 de janeiro de 1987, ficaram muito surpreendidos com o que viram: a cidade amanhecia coberta de neve. A grande onda de frio que varria a Europa tinha chegado à cidade”, recorda aquele órgão de informação.

 

O grande nevão desse ano, explica o jornal, aconteceu devido a um deslocamento do vórtice polar em direção à Europa. Consequência disso, os termómetros alcançaram temperaturas mínimas recorde nomeadamente em Helsínquia, na Finlândia, onde se registaram -32ºC. Em Londres, chegaram aos -9ºC.

 

Até que o fenómeno atingiu a Península Ibérica. Chegou ao Alto Minho e, evidentemente, à Galiza.

 

Conta o Quincemil que a neve começou a cair já durante a tarde de 13 de janeiro, mas foi às primeiras horas da manhã do dia seguinte que a situação se agravou. As temperaturas abaixo de zero fizeram com que a neve caísse ao nível do mar [estava a acontecer por cá, em Vila Praia de Âncora].

 

À semelhança do que acontecia por toda a Península, os cidadãos saíram à rua para contemplar o espetáculo. As crianças deliciavam-se com um evento que “não voltou a acontecer desde então”.

 

Ficou para a memória um 14 de janeiro que, na Galiza, é também recordado “com carinho e nostalgia”.

 

 

Veja a neve a cair na cidade da Corunha no dia 14 de janeiro de 1987 [créditos: Bulebules / Via jornal Quincemil]



		

Últimas