PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Este animal está a invadir parques e jardins da Corunha… e é perigoso! [VÍDEOS]

18 Janeiro, 2022 - 16:16

1575

0

Praga.

A cidade da Coruña, na Galiza, em Espanha, está a ser palco de uma invasão da lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), avança o jornal Quincemil. Deslocam-se em conjunto, numa espécie de procissão (daí serem também chamadas de lagartas-processionárias) durante a busca por alimento. 

 

Parecem inofensivas, mas são perigosas para humanos e mortais para animais de estimação como cães e gatos. Cada uma delas está coberta com até 600.000 pêlos urticantes brancos, responsáveis pelas desagradáveis reações alérgicas.

 

 

 

 

 

 

Estes pêlos têm contêm taumatopoína, a proteína responsável pelo efeito irritante em caso de contacto. Ao sentirem-se ameaçadas, as lagartas do pinheiro podem mesmo disparar estes pêlos e, dada a ação do vento, estes podem voar até a uma distância de 200 metros.

 

O pior é que a toxina mantém o seu efeito durante um ano. Assim sendo, de acordo com os especialistas, o contacto deve ser evitado, mesmo quando estes animais já tiverem deixado os ninhos, que se encontram nos pinheiros. Os ninhos da lagarta do pinheiro são esbranquiçados e acastanhados. Por norma, os ramos das árvores onde moram estas lagartas encontram-se despidos de folhas.

 

 

 

 

Entretanto, o Município da Coruña já informou o jornal Quincemil de está a acompanhar a situação. Para lidar com o problema, a autarquia está a utilizar armadilhas. Isto porque, refere aquele jornal, “é proibido o uso de inseticidas e produtos químicos nocivos em jardins públicos”.

 

A edilidade assegura que “as armadilhas são eficazes e não apresentam nenhum risco”.

 

 

[Fotografia: Vídeo Carlos Graña Lesende]

Últimas