PUB
Emiliano López é pescador desportivo há vários anos. Na passada quinta-feira decidiu ir até Baiona e lançar o isco frente a Cabo Silleiro. Uma zona com cerca de 60 metros de profundidade.
Conforme conta o jornal Faro de Vigo, o inesperado aconteceu. O pescador percebeu que algo havia mordido o anzol. Puxou a linha e conseguiu retirar do mar um exemplar notável de uma arinca. Seis quilos e 230 gramas. Um recorde pessoal para o pescador.
Ainda de acordo com aquele jornal, este tipo de recorde não é inédito na ria de Vigo. “Esta arinca soma-se à larga lista de criaturas que habitam nas nossas águas e que surpreendem pelo seu tamanho ou raridade”, refere o Faro de Vigo.
A arinca é um peixe semelhante ao bacalhau. É geralmente encontrado em profundidades entre os 40 e os 133 metros, podendo chegar aos 300 metros. Os espécimes mais jovens preferem as águas mais superficiais, enquanto os mais velhos preferem as mais profundas. O seu habitat compreende temperaturas entre os 2º e os 10°C.
Não se conhece muito sobre os hábitos migratórios da arinca. O seu local preferido de desova encontra-se ao largo do mar da Noruega.
[Fotografia: Emiliano López]
Comentários: 0
0
0