PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Galiza

Galegos vão ter uma ‘super ponte’… e Valença espera uma ‘super enchente’

3 Dezembro, 2022 - 14:45

4040

0

Pode ser uma semana em grande para o comércio local.

Os espanhóis, particularmente os galegos, vão ter uma semana cheia de sorte. Por cá haverá um feriado [8 de dezembro], mas eles vão ter outro: 6 de dezembro, Dia da Constituição espanhola.

 

Este ano, para eles, não podia calhar de melhor forma. Feriado na terça-feira e também na quinta… ou seja, há muitos que vão aproveitar para férias extra e a imprensa galega já lhe chama de “super ponte”.

 

É de esperar que um cenários destes tenha, evidentemente, reflexos do lado de cá, particularmente em Valença. Sempre que é feriado na Galiza, são imensos os galegos que aproveitam para atravessar a ponte e vir até ao centro histórico daquela cidade alto-minhota para fazer compras e para degustar o afamado bacalhau que tanto apreciam.

 

Mas desta vez as expetativas são ainda mais elevadas.

 

Recorde-se que está já a decorrer, em Valença, a Fortaleza de Chocolate. Arrancou na passada quinta-feira e o último dia é, precisamente, no dia 6. A previsão para esse dia é de enorme invasão de galegos perdidos pelos doces.

 

Mas, recordamos, pode até nem ser apenas nesse dia, tendo em conta de que estamos a falar de uma “super ponte”. Poderão ser cinco dias de ouro para o comércio e restauração locais.

 

A invasão mais recente de galegos ao centro de Valença registou-se no passado dia 12 de outubro [Feriado Nacional de Espanha]. Dados divulgados pela autarquia revelaram que terão passado pelo centro histórico entre 15 a 16 mil visitantes.

 

Foi tanta gente que, à hora do almoço, era complicado arranjar um lugar nos restaurantes dentro da Fortaleza. Quase sempre lotados e praticamente todos com fila de espera à porta.

 

Um cenário incrível que mostrava bem a paixão de nuestros hermanos pela nossa gastronomia, sobretudo pelo afamado bacalao, palavra várias vezes ouvida pela Rádio Vale do Minho que percorreu as ruas da Fortaleza.

 

Uma “enchente histórica”, nas palavras do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, que manifestou grande contentamento.

 

Dia da Constituição comemora, em todo o território espanhol, o Referendo Nacional que aprovou a Constituição de 1978.

 

A Constituição é a lei suprema que governa todo o setor judicial do Reino de Espanha. Por definição, nenhuma outra regra ou lei espanhola está acima da Constituição, e se de alguma forma contradiz tal regra ou lei, então, não têm nenhuma validade e peso legal.

 

Nela os direitos e deveres dos cidadãos, a forma de atuar do poder público em todos os seus ramos, o funcionamento das instituições, entre outros aspectos da legislação nacional são definidos. É comemorado no dia 6 de dezembro de cada ano.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas