PUB
O primeiro-ministro de Espanha espera chegar a um acordo para abrir as fronteiras terrestres do país no início de julho com Portugal.
“O que faremos é chegar a acordos. Logicamente que, com um bom vizinho como Portugal, sem dúvida alguma. E para além disso, com o meu amigo, o primeiro-ministro Costa, ainda com mais segurança” será possível um compromisso, disse Pedro Sánchez, em conferência de imprensa.
O chefe do executivo espanhol defendeu que o país deve dar uma resposta “segura” aos milhões de turistas que irão visitar o país este ano, e defendeu que o calendário de abertura das fronteiras deve ser feito de forma coordenada no seio da União Europeia.
Pedro Sánchez recordou que, a 1 de julho, o turismo estrangeiro vai regressar a Espanha, razão pela qual é “essencial ter protocolos de segurança harmonizados”.
“Cada país é livre de decidir quando irá abrir as fronteira, ou não. Nós considerámos que o momento razoável para garantir essa segurança sanitária a todos os turistas […] será no início de julho”, afirmou o primeiro-ministro espanhol.
O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada, devido à pandemia da COVID-19.
Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.
No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0