PUB
O presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñes Feijóo, quer mais fronteiras ativas ante do próximo dia 1 de julho. Recorde-se que esta é a data prevista pelo Governo liderado por Pedro Sanchéz para a reabertura das passagens.
De acordo com o jornal La Voz de Galicia, Feijóo mostra-se preocupado com a atual situação económica da região. Pretende mais passagens ajudando assim ao trânsito de mercadorias e trabalhadores entre os dois países.
Durante a reunião entre o chefe do Governo com os governantes autonómicos, Feijóo debruçou-se sobretudo sobre o restabelecimento da mobilidade interna e transfronteiriça. Feijóo chegou mesmo a propor a redução do IVA na hotelaria e restauração de 10% para 4% neste e no próximo ano.
O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada, devido à pandemia da COVID-19.
Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.
No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.
[Fotografia: Arquivo / DR]
Comentários: 0
0
0