PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Alto Minho

Frente que promete muita neve para o Alto Minho já aparece nos satélites

5 Março, 2024 - 22:11

6015

0

A partir de quinta-feira.

Já aparece nas imagens de satélite a “depressão que será responsável pela mudança radical do estado do tempo na quinta-feira”, mostra o portal Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

Vem “em direção à Península Ibérica e atrás dela, a primeira pulsação de ar polar, que nos devolverá o tempo de puro inverno”, refere.

 

 

 

 

[Fonte: AEMET/Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

 

Recorde-se que os vários modelos meteorológicos são agora unânimes. Vai nevar forte em todo o País nos próximos dias, podendo até começar na próxima quinta-feira.

 

O Alto Minho não vai ser exceção e os flocos podem fazer sentir-se também neste dia em Castro Laboreiro, Melgaço. No entanto, e ainda segundo os vários portais meteorológicos, é para sábado e domingo que estão previstas as maiores acumulações.

 

“Os modelos seguem muito confiantes num episódio de neve épico e à moda antiga nos próximos dias”, refere o portal Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

O portal windy.com aponta acumulações significativas nas localidades mais elevadas de Monção (Riba de Mouro), Melgaço (Castro Laboreiro e Lamas de Mouro) e Arcos de Valdevez (Soajo, Gavieira).

 

“O modelo em que mais confiamos, o WRF, coloca cerca de 1 metro de neve nova nas cotas mais altas em 48 horas”, acrescenta.

 

 

 

Sábado pode ser dia de nevão total em Riba de Mouro, Castro Laboreiro, Lamas de Mouro e Soajo

[Fonte: windy.com]

 

 

 

“O temporal não contará apenas com neve, será um temporal completo, com chuva, frio, vento e agitação marítima”, aponta.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já colocou Caminha e Viana sob aviso laranja na quinta e sexta-feira. Estão previstas “ondas de oeste/sudoeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima e tornando-se gradualmente ondas de noroeste”.

 

As temperaturas mínimas vão descer aos 4ºC no próximo fim de semana. As máximas não deverão ultrapassar os 11ºC.

 

O vento vai soprar moderado.

 

 

[Fotografia capa: AEMET]

Últimas