Já aparece nas imagens de satélite a “depressão que será responsável pela mudança radical do estado do tempo na quinta-feira”, mostra o portal Meteo Trás os Montes – Portugal.
Vem “em direção à Península Ibérica e atrás dela, a primeira pulsação de ar polar, que nos devolverá o tempo de puro inverno”, refere.
[Fonte: AEMET/Via Meteo Trás os Montes – Portugal]
Recorde-se que os vários modelos meteorológicos são agora unânimes. Vai nevar forte em todo o País nos próximos dias, podendo até começar na próxima quinta-feira.
O Alto Minho não vai ser exceção e os flocos podem fazer sentir-se também neste dia em Castro Laboreiro, Melgaço. No entanto, e ainda segundo os vários portais meteorológicos, é para sábado e domingo que estão previstas as maiores acumulações.
“Os modelos seguem muito confiantes num episódio de neve épico e à moda antiga nos próximos dias”, refere o portal Meteo Trás os Montes – Portugal.
O portal windy.com aponta acumulações significativas nas localidades mais elevadas de Monção (Riba de Mouro), Melgaço (Castro Laboreiro e Lamas de Mouro) e Arcos de Valdevez (Soajo, Gavieira).
“O modelo em que mais confiamos, o WRF, coloca cerca de 1 metro de neve nova nas cotas mais altas em 48 horas”, acrescenta.
Sábado pode ser dia de nevão total em Riba de Mouro, Castro Laboreiro, Lamas de Mouro e Soajo
[Fonte: windy.com]
“O temporal não contará apenas com neve, será um temporal completo, com chuva, frio, vento e agitação marítima”, aponta.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já colocou Caminha e Viana sob aviso laranja na quinta e sexta-feira. Estão previstas “ondas de oeste/sudoeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima e tornando-se gradualmente ondas de noroeste”.
As temperaturas mínimas vão descer aos 4ºC no próximo fim de semana. As máximas não deverão ultrapassar os 11ºC.
O vento vai soprar moderado.
Comentários: 0
0
1