PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Ferry Santa Rita deverá regressar dentro de duas semanas

11 Julho, 2014 - 07:31

190

0

Intervenção da remoção de areias já começou. Câmara de Caminha aproveitou esta paragem para proceder a trabalhos de manutenção, necessários também para a renovação do certificado de navegabilidade.

Dentro de aproximadamente duas semanas o ferryboat Santa Rita de Cássia estará em condições restabelecer a ligação regular entre Caminha e A Guarda. A intervenção da remoção de areias já começou. Tudo indica que os trabalhos demorem quinze dias. O objetivo é recolocar o ferryboat no ativo. “Não é propriamente uma dragagem do canal é uma pequena intervenção junto ao cais de Caminha” sublinhou ontem Guilherme Lagido, vice-presidente da Câmara de Caminha, à RTP.
Com esta intervenção, primeiro vai ser criado um canal para acesso à zona de atracação do ferryboat e depois vão tirar-se 14 mil metros cúbicos de areia, o que corresponde a sete mil metros quadrados e uma profundidade média de dois metros, e recolocá-los a jusante, ou seja, na Foz.
A operação da remoção de areias só não avançou mais cedo porque foi necessário proceder à análise de sedimentos (areias), cujo objetivo foi garantir que não tinham metais pesados e não provocariam problemas de contaminação no leito do rio. A análise demorou um mês e só agora foram conhecidos os resultados que garantem que os sedimentos estão em condições de serem removidos.
A Câmara de Caminha aproveitou esta paragem para proceder a trabalhos de manutenção, necessários também para a renovação do certificado de navegabilidade.
Logo que esta intervenção de remoção de areias esteja concluída, o que deverá acontecer dentro de duas semanas, os percursos diários entre as duas margens do Rio Minho serão restabelecidos.
Sobre as ligações regulares entre as duas margens do Rio Minho, Guilherme Lagido realçou a sua importância para a economia local e para os eventos que o município está a promover, dando como exemplo o ArtBeerFest, o Entre Margens, a Feira Medieval e o Festival de Vilar de Mouros.

Últimas