PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Exposição Ibérica conta com português como curador

18 Dezembro, 2013 - 12:15

163

0

Docente do Politécnico de Viana convidado a liderar mostra do maior grupo de investigação doutoral em Belas Artes de Espanha, o MODO.

Alexandre Costa, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo ((IPVC), foi nomeado Curador da Exposição Ibérica de arte contemporânea que está a decorrer no Centro de Memória – Museu de Vila do Conde.

“Neste universo:” é o título deste projeto do grupo de investigação MODO – Modos de Conhecimento Artístico da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, considerado o maior grupo de investigação doutoral em Belas Artes de Espanha, e estará patente até ao dia 26 de janeiro de 2014.

Para Alexandre Costa, o convite é entendido como uma “honra”, pelo facto de ter sido um português a assumir a responsabilidade.

“O desafio que propus, como curador do projeto, levanta questões à possibilidade de um trabalho coletivo, respeitando no processo a linguagem da diversidade – de cada uma dessas investigações. Essa tensão e a imagem da instabilidade gerada e em marcha, fazem deste projeto um universo de experimentação, de aprendizagem e reorganização permanentes, de questionamento sobre os limites e as fronteiras de cada um de nós, daquilo que pensamos, daquilo que fazemos”, explicou.

Segundo fonte da organização, a mostra é “composta por 23 trabalhos do grupo de investigação MODO da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo.

Alexandre Costa é artista e comissário. No seu percurso já participou em exposições com diversos autores internacionais.

O seu trabalho foi apresentado, entre outros locais, em Frankfurt, Berlim (Alemanha), Sète, Paris (França), Porto, Lisboa (Portugal), Londres, Durham (Reino Unido), Madrid, Pontevedra (Espanha), São Paulo (Brasil), N.Y., Madisson/Washington D. C. (U.S.A.).

Docente do ensino superior público, investigador desde 2009 no grupo MODO – modos de conhecimento artístico, Facultad de Bellas Artes, Pontevedra, Universidad de Vigo, Espanha, terminou recentemente a sua tese de Doutoramento em arte contemporânea, apoiado com uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Últimas