A Associação Os Teimosos, de Monção, lançou esta quarta-feira à população um apelo ao voto na camélia-japoneira, de Guimarães, representante de Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano.
A votação termina esta quinta-feira.
Recorde-se que, em colaboração com o Município de Monção, esta associação organiza todos os anos a exposição Monção em Flor de Camélia.
“Os Teimosos, como sócios da Associação Portuguesa das Camélias, manifestam apoio e apelam ao voto das pessoas nesta árvore! Sentimos o dever de consciencializar todos para os benefícios de termos uma ou mais camélias nos nossos jardins ou hortas, como forma de ajudar as abelhas a atravessar os nossos invernos rigorosos, uma vez que a plena floração é de dezembro até Abril!”, referiu a associação à Rádio Vale do Minho.
[Fotografia: Associação Os Teimosos]
A camélia-japoneira de Guimarães tem cerca de 300 anos.
Natural da Ásia Oriental, a árvore é um exemplo da arte de topiaria e foi podada durante séculos para alcançar o seu formato singular. É um exemplar considerado de interesse público desde 2022.
O Concurso Árvore Europeia do Ano foi criado em 2011 e é, desde aí, realizado todos os anos em fevereiro.
O concurso é organizado pela Environmental Partnership Association e tem como objectivo “destacar o significado das árvores centenárias e do seu património natural e cultural”.
Para votar e ver as outras árvores finalistas, é necessário clicar AQUI e seleccionar duas árvores.
Há 15 exemplares a concurso.
Comentários: 0
0
0