PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques

ESPECIAL EXPO’ 98/20 anos: Um dia inteiro ‘a pão e água’

5 Abril, 2018 - 13:37

348

0

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do […]

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do Minho. Onde estariam eles em 1998? É isso que vamos contar-lhe nas próximas semanas… com algumas histórias curiosas à mistura. Garantido.

 

Na companhia do namorado [Paulo Fernandes], atualmente seu marido, Helena Ramos rumou a Lisboa naquele ano de 1998. A presidente da Associação Empresial de Paredes de Coura (AEP Coura) lecionava na altura a disciplina de Biologia. Dava aulas em Monção. A licenciatura em engenharia agrónoma estava concluída mas, na altura com 28 anos, Helena Ramos estava longe de imaginar que um dia viria a exercer – por exemplo – as funções de vereadora na Câmara Municipal de Paredes de Coura. Ou então de Secretária Efectiva da Mesa da Assembleia Geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). “Visitei vários pavilhões, mas infelizmente não consegui ver todos. Os asiáticos foram os que mais me marcaram, sobretudo o de Macau com aquela fachada fantástica”, disse.

Só que isto de fazer turismo tem também os seus azares. E aconteceu precisamente no último dia da EXPO. “Eu e o Paulo já tínhamos atravessado as bilheteiras, quando ele deu conta que tinha deixado a carteira no carro. Consequentemente dinheiro e cartões de crédito”, contou Helena Ramos à Rádio Vale do Minho. “Como não dava para sair e voltar a entrar, andámos um dia inteiro a tentar ver o máximo de pavilhões possível, apenas com alguns trocos no bolso! Deram apenas para dois cachorros e garrafas de água”, finalizou com uma gargalhada.

Pela exposição realizada em Lisboa passaram 11 milhões de visitantes. Entre eles, Helena Ramos que mais tarde viria a fundar e a liderar a Vessadas – Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural de Terras de Coura. “A EXPO 98 valeu muito a pena. Não só para Lisboa como para todo o país. Projetou-nos imenso além fronteiras e trouxe um franco desenvolvimento ao nosso território, sobretudo ao nível rodoviário”, sublinhou.

A EXPO’ 98 realizou-se em Lisboa entre 22 maio e 30 de setembro de 1998. Subordinada ao tema Os Oceanos, teve como objetivo principal celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

 

Pavilhão de Macau na EXPO’ 98, um dos mais apreciados por Helena Ramos [Fotografia: Direitos Reservados]

 

Últimas