PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Espaço do cidadão deverá abrir em Paredes de Coura até ao final deste mês

2 Julho, 2014 - 07:54

174

0

Revelação foi feita esta terça-feira pelo Secretário de Estado para a Modernização Administrativa. Joaquim Pedro Cardoso marcou presença nas “Conferências Alto Minho 2020 – Por uma Nova Visão Territorial das Políticas Públicas 2014 – 2020”.

Numa altura em que Paredes de Coura luta pela manutenção da repartição de finanças, o Secretário de Estado para a Modernização Administrativa anunciou esta terça-feira, naquele concelho, uma Reforma do Estado “inovadora”. Perante um auditório do Centro Cultural quase cheio, Joaquim Pedro Cardoso apresentou os dois pontos principais da estratégia do Governo. “Uma loja do cidadão em cada sede de Município e um espaço do cidadão em cada localidade. E com localidade quero referir territórios já com algum aglomerado populacional relevante. Esta é a estratégia que nós apresentamos e que assenta numa grande coordenação dentro da administração pública e numa grande cooperação com as autarquias”, referiu.
Joaquim Pedro Cardoso sublinhou ainda a necessidade de racionalizar os serviços públicos. “Partimos da concepção de que a administração pública não tem de ser necessariamente hoje igual ao que era há dez ou há vinte anos. A influência da tecnologia é decisiva neste ponto. O esforço e a intenção de racionalização dos equipamentos que a administração pública detém é um dever de todos. Estamos de acordo quando dizem que todos os cidadãos têm direito a ter serviços públicos, seja onde for. A questão é saber se temos de ter os serviços públicos na forma tradicional. E aí é que acho que temos de fazer todos um esforço de inovação, de imaginação, de melhor organização, de melhor coordenação de tudo o que fazemos”, esclareceu o Secretário de Estado.
A loja do cidadão acaba por juntar vários serviços públicos que vão desde a Segurança Social, Emprego, Finanças, registos e notariados, entre outros. “Esperamos que, no fim do mês, Paredes de Coura seja um exemplo de um dos espaços do cidadão. Já abrimos, até ao momento, 29 espaços”, revelou.
O executivo de Passos Coelho já tinha anunciado no princípio de junho que o novo modelo será implementado de “forma progressiva” com o Governo a avançar como meta mil lojas do cidadão em todo o país. Os custos desta reforma serão repartidos entre o Estado e quem acolhe esse serviço, seja o município, freguesias, CTT, Instituições de Solidariedade Social ou outras entidades que prestem serviço público.
O Governo também já deu garantias de que os funcionários públicos que trabalhem no atendimento dos
serviços a concentrar irão para os novos espaços.

Últimas