PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Enxurradas em três freguesias custaram 50 mil euros. Autarquia quer evitar cenário nos próximos anos

25 Março, 2011 - 12:34

190

0

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de investir cerca de 50 mil euros na regularização de diversas situações provocadas pelas últimas enxurradas em três freguesias.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de investir cerca de 50 mil euros na regularização de diversas situações provocadas pelas últimas enxurradas em três freguesias.
O grande incêndio que afectou, no Verão passado, Loivo, Gondarém e Sopo, deixou completamente despido de vegetação o espaço florestal. Consequentemente, o agravamento da situação meteorológica, associada aos acentuados declives, conduziu que determinados lugares daquelas freguesias sofressem as consequências da perda de vegetação derivada dos incêndios.
Uma situação que, segundo o comandante da Protecção Civil Municipal podia ter provocado danos maiores, como a destruição de habitações. Ainda assim, Emanuel Oliveira descreve o abalrroamento de inúmeros caminhos e muros.
Preocupada com os efeitos destas encurradas nas populações, a autarquia cerveirence iniciou os trabalhos de recuperação da rede viária florestal e municipal, regularização da rede de drenagem pluvial através da substituição de condutas e da execução de valetas nas vias florestais, de modo a evitar que os caminhos florestais servissem como leitos para a condução irregular das águas para os lugares confinantes com o espaço florestal e voltassem a estes ser afectados com o mesmo ou maior grau de destruição.
Este trabalho foi possível devido ao estudo da rede de drenagem natural, à identificação de pontos críticos quer através de ferramentas tecnológicas quer através de um imediato trabalho de campo num curto espaço de tempo, com o acompanhamento das situações no terreno. O objectivo é evitar a ocorrência do mesmo cenário nos próximos Invernos.

Últimas