PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Eis as novas meias Deu-la-Deu (é a mais recente criação do tricô de Monção) – Veja as FOTOS

23 Setembro, 2023 - 19:43

4535

2

Encontro de Tricotadeiras.

Chamam-se meias Deu-la-Deu. São a mais recente criação de Isabel do Nascimento, mentora do Encontro de Tricotadeiras, de Monção. A 2ª edição desta iniciativa realizou-se este sábado.

 

Uma vez mais, teve como grande objetivo divulgar e preservar esta arte que está a conquistar cada vez mais aficionadas.

 

“Já temos muita gente rendida ao prazer de fazer uma peça e depois vesti-la no final. Pelo Alto Minho, o grupo tem crescido bastante e temos até gente da Póvoa de Varzim”, realçou a responsável aos microfones da Rádio Vale do Minho.

 

Vale referir que o tricô não deve ser confundido com o crochet. As agulhas de ambos são diferentes e o primeiro, por exemplo, é feito com duas agulhas. Enquanto que para o crochet é necessária apenas uma.

 

Isabel do Nascimento, evidentemente, prefere o tricô. Mas admite que “nenhuma é complicada. É só uma questão de treino”.

 

 

 

Meias Deu-la-Deu

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

Isabel do Nascimento
[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Monção, Alvarinho e muito tricô

O Encontro de Tricotadeiras começou pela manhã com cerca de três dezenas de participantes na Praça Deu-la-Deu, no centro histórico de Monção. Seguiu-se uma visita à Casa Museu.

 

A comitiva rumou depois à prestigiada Quinta de Santiago para um Alvarinho d’ Honra, seguido de um almoço convívio.

 

 

 

Veja as fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Meias que são uma homenagem às mulheres de Monção

Durante a tarde, foi aberta a exposição de tricô na Biblioteca Municipal. As participantes tiveram a oportunidade de mostrar várias peças.

 

 

 

Veja as fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

A sessão ganhou especial relevo pelo lançamento das já referidas Meias Deu-la-Deu. O momento contou com a presença do Presidente e Vice-Presidente da Câmara, António Barbosa e João Oliveira, respetivamente.

 

Contou também com a declamação de poemas por parte de Arcelina Santiago.

 

 

 

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Uma obra que, disse a responsável, era considerada difícil. No entanto, Isabel do Nascimento frisou que “mulheres de Monção conseguem tudo a que se propõem”.

 

Meias feitas de “uma forma que muitos julgavam ser impossível”, tal como a heroína do concelho, Deu-la-Deu Martins, cuja lenda conta que o engenho é muitas vezes mais fundamental que a força bruta.

 

Semanalmente, as tricotadeiras de Monção também se encontram para trocas de conhecimentos. As peças vão surgindo. A arte também.

 

 

 

Tricô de Monção

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

O encontro encerrou com um lanche oferecido pela Saudáveis e Companhia, do qual fizeram parte chá acompanhado pelas tradicionais Roscas de Monção, elevadas em 2019 a uma entre as 7 Maravilhas Doces de Portugal.

 

A exposição de tricô estará patente na Biblioteca Municipal de Monção até ao próximo dia 6 de outubro.

 

Esta exposição está integrada nos 20 anos da Biblioteca Municipal, dentro do projeto A Arte de Tricotar e a Leitura.

 

O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um tecido que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.

 

Pode ser feito manualmente, com duas agulhas que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida.

 

Pode também ser feito através de máquinas próprias chamadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muito semelhante à malha manualmente tecida.

 

 

 

 

[Fotografias capa: Cedidas à Rádio Vale do Minho]

Últimas