A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a obra de prolongamento da Ecopista do Rio Minho, entre a Marginal da Senhora da Cabeça e Chamosinhos, em São Pedro da Torre, numa extensão de 5 Km’s.
Com esta terceira fase Valença ganha uma ecovia que ligará o concelho, de norte a sul, com um percurso de turismo de natureza paralelo ao rio Minho, de mais de 20 Km’s.
A parte sul do concelho passa, desta forma, a ter acesso e a poder desfrutar diretamente deste grande corredor verde.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Jorge Mendes, esta obra, financiada pelo QREN – ON 2 – eixo 3, é uma “via verde” para Valença, disponibilizando a um maior número de população este grande corredor verde e reforça a aposta no turismo de natureza.
O prolongamento da ecovia para sul Valença valoriza a toda a zona ribeirinha da parte sul de Cristelo Côvo bem como a frente de São Pedro da Torre, permitindo uma maior aproximação das pessoas ao rio Minho.
Desde a Senhora da Cabeça até ao ribeiro Mira, o percurso segue contiguo à linha do caminho-de-ferro, por caminhos existentes e o atravessamento do ribeiro será feito pela ponte romano/medieval.
Depois, o percurso desce a margem do ribeiro até ao Rio Minho, por baixo da linha do caminho-de-ferro, em pleno Biótipo da Veiga da Mira. Desde a foz do Ribeiro Mira o percurso encaminha-se até ao Cais dos Pescadores de São Pedro da Torre e daqui até ao limite do concelho no lugar de Chamosinhos.
Comentários: 0
0
0