PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Dia do Vento: Cerca de 1.500 aerogeradores produzidos em Viana instalados em todo o país

15 Junho, 2012 - 08:12

252

0

A multinacional alemã Enercon, instalada em Viana do Castelo desde 2006 e principal empregador privado do distrito, já instalou em Portugal cerca de 1.500 aerogeradores, numa potência total de 2.500 MegaWatts (MW).

A multinacional alemã Enercon, instalada em Viana do Castelo desde 2006 e principal empregador privado do distrito, já instalou em Portugal cerca de 1.500 aerogeradores, numa potência total de 2.500 MegaWatts (MW).

Os números foram avançados à agência Lusa pelo administrador da Enercon em Portugal, Francisco Laranjeira, acrescentando que a produção integral destes equipamentos é feita a partir das cinco fábricas com que o grupo opera em Viana do Castelo.
Neste concelho, a multinacional alemã criou 1.400 postos de trabalho diretos.

Esta sexta-feira, a empresa vai assinalar o Dia Mundial do Vento com uma visita às fábricas por alunos do ensino superior, para “dar a conhecer mais e melhor informação sobre energia eólica”.

Em plena cidade de Viana do Castelo, esta multinacional instalou ainda o aerogerador número 1.300, que, desde maio, fornece eletricidade à rede e assegura as necessidades de 10 por cento (%) dos habitantes daquela zona urbana, através de um investimento de cinco milhões de euros.

Segundo Francisco Laranjeira, tendo em conta “valores médios” de produção, estima-se que o aerogerador de 2 MW instalado no parque empresarial da praia Norte seja capaz de assegurar os consumos de 4.000 pessoas e cerca de 2.000 habitações, ou seja, 10% dos 40.000 habitantes da cidade.

“Além disso, estamos a falar de uma poupança de 2.500 toneladas de emissões de CO2 por ano, o que também é uma componente ambiental muito importante”, sublinhou o administrador da Enercon em Portugal.

Desde julho que a empresa está a apostar na exportação de componentes a partir de Viana do Castelo, com a partida semanal de dois navios do porto local, existindo a expectativa de aumentar esse volume agora que estão concluídas as dragagens na entrada da foz do rio Lima, realizadas para aumentar a competitividade da operação.

A Enercon integra o consórcio “Eólicas de Portugal, constituído ainda pela EDP, Finerge, Generge e TP-Térmica Portuguesa, vencedor do concurso para a instalação de 1.200 MW de potência eólica, num investimento global de 1.750 milhões de euros.

Últimas