PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Mundo
País

COVID-19: Segunda vaga pode chegar no Outono e pode ser “mais letal”, avisa OMS

17 Maio, 2020 - 10:57

322

0

PUB O aviso está dado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinha que não é tempo de celebrações e volta a apontar o exemplo da pandemia de 1918. Surgiu em […]

PUB

O aviso está dado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinha que não é tempo de celebrações e volta a apontar o exemplo da pandemia de 1918. Surgiu em março de 1918 e voltou mais agressiva e letal na segunda vaga, durante o Outono do mesmo ano.

Em declarações ao jornal britânico The Telegraph, o diretor regional da OMS para a Europa, alerta que os países europeus devem preparar-se para uma segunda vaga letal de infecções da pandemia. 

Hans Kluge recomendou que os países europeus que estão a começar a levantar as restrições de circulação e actividade económica olhem para os exemplos da Singapura e do Japão, que “entenderam desde cedo que este não é o momento para celebrações, mas sim um momento para preparações”.

Existe um abrandamento do número de novos casos em vários países. No entanto, sublinha Kluge, isso não quer dizer que a pandemia tenha terminado. Trata-se apenas de uma alteração do epicentro do surto. 

 

Segunda vaga coincide com surtos de outras doenças

 

Uma segunda vaga de COVID-19 no Outono iria ser pior do que a primeira por várias razões. Entre elas, explica o responsável da OMS, o facto de que iria coincidir com surtos de outras doenças infecciosas.

“No Outono, podemos vir a ter uma segunda vaga de COVID-19 e outra de gripe sazonal ou sarampo. Há dois anos tínhamos 500 mil crianças que ainda não tinham tido a sua primeira vacina contra o sarampo”, exemplificou.

Em tom visivelmente preocupado, o diretor referiu que a falta de um tratamento eficaz ou de uma vacina obriga a que quaisquer medidas de isolamento sejam acompanhadas de medidas rigorosas de saúde pública, tais como o rastreio de contatos e uma grande aposta nos testes de despistagem.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

 

 

 

Últimas