PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

COVID-19: Governo alivia critérios de risco para Monção, Melgaço, Coura e Cerveira

2 Junho, 2021 - 15:00

611

0

PUB Os critérios de risco da pandemia para os concelhos de baixa densidade foram ajustados pelo Governo. “Podemos fazer uma alteração muito importante, tendo em conta a clara distinção que existe entre os […]

PUB

Os critérios de risco da pandemia para os concelhos de baixa densidade foram ajustados pelo Governo. “Podemos fazer uma alteração muito importante, tendo em conta a clara distinção que existe entre os territórios de mais baixa densidade”, anunciou.

A partir de agora, estes concelhos, que correspondem a cerca de dois terços do território nacional, só serão deixados em alerta se excederem os 240 casos por 100 mil habitantes, isto é, o dobro da incidência de 120 casos que se aplicava até aqui.

A linha vermelha também sobe, passando de 240 casos para 480 casos por 100 mil habitantes, anunciou o primeiro-ministro numa conferência de imprensa.

Assim, no Alto Minho, existem seis concelhos incluídos nesta lista: Monção, Melgaço, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

 

 

Governo alivia critérios de risco para territórios de baixa densidade (a verde)

[Fonte: Governo de Portugal]

 

 

Até aqui, todas as zonas do país eram avaliadas à luz das mesmas regras. Qualquer concelho que acumulasse a 14 dias uma média superior a 120 casos por 100 mil habitantes ficava em alerta. Dois alertas consecutivos faziam-no recuar no plano de desconfinamento.

Porém, nos concelhos com poucos habitantes, sobretudo naqueles em que a população é muito inferior a 100 mil habitantes, o surgimento de poucos casos de Covid-19 traduzia-se num aperto das restrições.

Enquanto um concelho com exatamente 100 mil habitantes só fica em alerta quando acumula 120 casos a 14 dias, um município com 10 mil habitantes passava a estado de alerta com 12 casos de Covid-19. No caso de se tratar de uma região com cinco mil pessoas, seis infeções era quanto bastava.

 

[Fotografias: DR]

 

PUB

 

Últimas