PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

COVID-19: Galiza prolonga confinamento até final de janeiro – Restrições vão ficar mais duras

8 Janeiro, 2021 - 21:54

306

0

PUB As festas natalícias agravaram claramente a situação epidemiológica da Galiza, Espanha. Com os novos casos de COVID-19 a galopar nos últimos dias, o Ministério da Saúde galego decidiu esta […]

PUB

As festas natalícias agravaram claramente a situação epidemiológica da Galiza, Espanha. Com os novos casos de COVID-19 a galopar nos últimos dias, o Ministério da Saúde galego decidiu esta sexta-feira adotar restrições mais duras que vão prolongar-se, pelo menos, até ao final do mês de janeiro, avança o jornal El Mundo.

À cabeça desta lista está o confinamento em que se encontram várias cidades galegas, que vai manter-se até ao final de janeiro. Um confinamento onde a população apenas pode entrar e sair da respetiva localidade mediante justificação considerada válida.

As cidades de Santiago, Corunha e Ourense são neste momento as mais flageladas pelo contágio da COVID-19. Assim, nestes concelhos, os ajuntamentos passam a estar limitados a quatro pessoas. A restauração fica apenas autorizada a operar nas esplanadas.

Na área envolvente da Corunha, há um menor nível de incidência mas mesmo assim ainda elevado. Aplicam-se todas as restrições, exceção feita à restauração que pode operar até às 18h00 sendo a lotação de 30% no interior e 50% nas esplanadas.

O Comité Clínico da Junta da Galiza chamou especial atenção para os estudantes universitários. Com o regresso às aulas, existirão muitos a estudar numa cidade diferente daquela de onde são naturais. De acordo com o El Mundo, poderá ser feito um registo deste tipo de estudantes que deverão ser sujeitos a um teste à COVID-19.

O Ministro da Saúde galego, Julio Comesaña, apelou à população para que não tenha medo ao vírus perante uma terceira vaga que começa agora. Frisou a importância de “uma espécie de autoconfinamento onde a população não deve sair de casa a não ser para questões essenciais”.

Na Galiza, existem já oito casos confirmados da nova variante da COVID-19. 

Esta sexta-feira, a Galiza somou mais cinco mortos e 687 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19), de acordo com o Serviço Galego de Saúde (SERGAS). São nesta altura 6.889 casos ativos.

A área sanitária da Corunha é agora a mais afetada. Está com 1.557 casos ativos. Segue-se Santiago, com 1.517. A terceira área mais afetada é Vigo, atualmente com 1.222 casos ativos.

Seguem-se Ourense, com 818 casos ativos. Pontevedra também a piorar, com 717 casos ativos. Lugo, com 626 casos ativos e Ferrol com 432.

No total, desde o início da pandemia, a Galiza apresenta 67.091 casos confirmados, dos quais 6.889 estão ativos. Há 58.766 casos recuperados e 1.436 óbitos registados.

 

[Fotografia: Arquivo / La Verdad]

 

 

PUB

Últimas