PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Coronavírus: Monção ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

1 Abril, 2020 - 18:11

284

0

PUB O Município de Monção ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEC). O anúncio foi feito esta quarta-feira pela autarquia. “A ativação do plano implica o estado […]

PUB

O Município de Monção ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEC). O anúncio foi feito esta quarta-feira pela autarquia. “A ativação do plano implica o estado de prontidão operacional de todos os agentes de proteção civil e serviços previstos no PMEPC”, explica a edilidade em comunicado.

Esta ativação já foi comunicada à Autoridade Nacional de Emergência da Proteção Civil, tendo-se dado conhecimento, entre outras entidades, aos elementos da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), às juntas de freguesia do concelho e aos concelhos limítrofes de Melgaço, Valença, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura.

No mesmo comunicado, o Município garante já ter definidos locais de isolamento social coletivos para doentes, com necessidades de vigilância e cuidados médicos. “Neste particular, referência para o posto de acolhimento temporário, com 13 salas, no pavilhão 1, da Escola Secundária de Monção, a pouco metros do Centro de Saúde de Monção”, aponta o Município monçanense.

No Serviço de Urgência Básica (SUB) está instalada um espaço para acolhimento e triagem, criando corredores de segurança, um para profissionais de saúde, outro para infetados com COVID 19. No SUB, foi ainda criada uma ala para separação dos doentes com patologias respiratórias e, no estacionamento coberto, foram montadas tendas, servindo como áreas limpas e de descontaminação.

Estão ainda definidos vários locais (bungalows, sedes de associações, centros e residências paroquiais), considerando-se também, caso seja preciso, os edifícios escolares encerrados temporariamente.

Numa fase posterior, “mediante a evolução do vírus, poder-se-á ainda recorrer ao alojamento privado, estando devidamente sinalizadas três estruturas hoteleiras com uma capacidade total de 153 camas”, adianta a autarquia.

O Município forneceu às IPSS´S equipamento de proteção individual, essencial para o cumprimento de todas as normas de segurança. Para a sinalização e proteção dos idosos em situação de maior vulnerabilidade, foi solicitada a colaboração da GNR, juntas de freguesia e Instituto de Segurança Social.

 

Medidas de alcance público já tomadas

 

Desde o início da pandemia, decretada pela Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março, foram aprovadas, no seio da CMPC, várias medidas de contenção e prevenção do COVID-19. 

Entre estas referência para a criação de linhas de apoio (social e empresas/trabalhadores), acolhimento de filhos, ou outros dependentes, até aos 12 anos, de trabalhadores de serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos.

O Município recorda ainda para a desinfeção das vias públicas, por uma equipa municipal e juntas de freguesia, bem como entrega de alimentação ao domicílio às crianças com acompanhamento regular dos Serviços de Ação Social.

Em todo o Vale do Minho, é no concelho de Melgaço que está a maior proporção de infetados: 10. Seguem-se Monção, com seis;  Caminha, com quatro; Valença, agora com três; Paredes de Coura, com dois; e Vila Nova de Cerveira, também com dois.

Em Portugal, o número de infetados pelo novo coronavírus (COVID-19) em é agora de 8.251. Mais 808 em relação às últimas 24 horas. 

O país soma agora 187 mortes causadas pela nova doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quarta-feira.

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

 

Últimas